Pedras Parideiras (Geossítio 7)

Arouca
Descrição
Chegou a um dos geossítios mais emblemáticos do Arouca Geopark. Aqui, vai ser surpreendido por um fenómeno único no mundo: as Pedras Parideiras. Do ponto de vista geológico, esta rocha designa-se «granito nodular da Castanheira» e estende-se por uma área de cerca de 1 km2. O granito é de cor clara e apresenta um grão médio, com duas micas e uma invulgar quantidade de nódulos biotíticos (mineral de cor negra), de forma discoide e biconvexa, marcadamente alinhados. Apresenta, como minerais essenciais, quartzo, ortoclase, albite, biotite e moscovite. Como minerais acessórios zircão, apatite, rutílio, titanite-leucoesfena, clorite, fibrolite e silimanite. Por ação da erosão, os nódulos libertam-se e acumulam-se no solo, deixando no granito uma cavidade, cujas paredes estão revestidas por uma capa biotítica. É por isso que os habitantes da aldeia da Castanheira chamaram a esta rocha «Pedra Parideira», por ser «a pedra que pare pedra». Estes nódulos apresentam dimensões que variam entre 1 e 12 centímetros de diâmetro e, embora sejam constituídos, exteriormente, apenas por biotite, o núcleo é constituído por minerais de quartzo e feldspato. As datações mais recentes K-Ar (obtidas em moscovites e biotites dos nódulos) apontam para idades entre 320 e 310 milhões de anos [86]. Chegou, portanto, a um geossítio de características únicas no mundo.
Para melhor compreender a origem e particularidades deste geossítio, bem como a dinâmica do Arouca Geopark, vale a pena visitar a Casa das Pedras Parideiras – Centro de Interpretação.
Aberta ao público, desde novembro de 2012, esta infraestrutura tem por objetivo contribuir para a conservação, compreensão e valorização deste importante património geológico, apoiando as visitas turísticas e educativas a este espaço. A Casa das Pedras Parideiras possui um espaço de receção/loja com produtos locais, um auditório (onde pode visualizar o filme 3D «Pedras Parideiras: um tesouro geológico»), uma mostra coberta (onde pode melhor observar as particularidades das «Pedras Parideiras») e, no exterior, uma mostra a céu aberto, a área mais exposta desta rocha. Funciona, diariamente, das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00.


Local: Arouca
Casa da Cela

Casa da Cela

A Casa de Cela é um solar do século XVIII que, pelas suas características arquitetónicas...
Mais informação
Praça Guest House

Praça Guest House

RNAL Registo nº 43668/AL Praça Guest House está localizada num edifício centenário mesmo no...
Mais informação
Testinha

Testinha

Tem capacidade para 30 pessoas, tendo como especialidades as seguintes: vitela assada, bacalhau...
Mais informação
Restaurante Belita

Restaurante Belita

Existimos para criar uma alternativa de sabores  na vila de Arouca com uma equipa de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação