Parques - Parque de Avioso

Maia
Descrição

O Parque de Avioso - S. Pedro situa-se no Concelho da Maia, Freguesia do Castêlo da Maia.

A sua localização favorece o acesso, seja por transporte individual, através das Estradas Nacionais 14 e 318, seja através de transporte público, especialmente via Metro do Porto, que terá uma estação a cerca de 700 metros do Parque. O Parque de Avioso desenvolve-se num terreno com cerca de 30 hectares, no qual se articulam diversos espaços e edifícios e encerra no seu interior a nascente da Ribeira de Avioso que, juntamente com outras linhas de água, forma a Ribeira do Arquinho, o maior afluente do Rio Leça. Assim, este Parque, que se insere no corredor verde do Arquinho - um dos corredores estratégicos da Estrutura Ecológica Municipal, que atravessa longitudinalmente todo o Concelho -, faz parte de uma rede de Parques Municipais, cada um com características específicas, o que permite, no seu todo, a oferta de uma gama diversa de situações de recreio, de informação e educação ambiental. O conceito do projecto pretendeu criar uma zona de lazer e desporto informal, no qual possam ser integradas diversas outras actividades de apoio mais continuado. Entre estas destaca-se a educação ambiental, através da criação de elementos educativos e de apoio à realização de actividades como interpretação, campos de férias de natureza ou formação ambiental de base. O Parque de Avioso potencia o contacto dos seus visitantes com a natureza num espaço moderno, dinamizado e precursor de projectos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Ao chegar ao Parque de Avioso - S. Pedro, os visitantes são convidados a descontrair a partir do momento em que deixam o seu veículo no parque de estacionamento, tendo este uma capacidade para 500 carros ligeiros e 5 autocarros. Apenas a alguns metros da entrada do Parque somos recebidos no Edifício de Acolhimento, discretamente inserido na paisagem. Contíguo àquele impõe-se um parque infantil moderno e original que faz a delícia dos mais novos. Por detrás do parque infantil encontramos uma zona de restaurante e cafetaria com esplanada.

A partir da esplanada, somos convidados a imaginar e sentir a harmonia que povoa o parque, seja pelos arvoredos informais, típicos de uma floresta espontânea, seja pela paisagem que se adivinha avistar do cimo de uma das torres de vigia.

Depois de um primeiro reconhecimento, os caminhos que se desenham convidam-no a descobrir e explorar tudo o que ele tem para oferecer de natureza e lazer. Os percursos ladeados por árvores e arbustos de variadas espécies vegetais como o carvalho, o sobreiro, o pinheiro ou o eucalipto (com o seu aroma revitalizante!), convidam ao passeio e à prática desportiva. Seja a pé ou patins, aqui encontra 4,5 Km de extensão de trilhos para descontrair. Através das ciclovias, poderá também desfrutar do parque com bicicleta.

Pelo caminho, poderá apreciar a paisagem desta zona da Maia, subindo a uma das torres de vigia. Mais à frente, encontrará o Edifício de Alojamento que, à semelhança do Edifício de Acolhimento conjuga um estilo arquitectónico moderno, com materiais naturais, como a madeira, de modo a valorizar o cenário em seu redor. Esta estrutura, quando concluida, permitirá a todos os que queiram pernoitar no parque (ex. grupos e escolas), pois possui oito quartos, com um total de 32 camas. Nesta infra-estrutura de apoio existe também uma sala comum e multiusos, balneários e uma cozinha com refeitório.

Ao longo do percurso, a calma e os sons da natureza vão acompanhando-o, como que na esperança que a sensação de bem-estar se prolongue quando deixar o Parque.

- Percurso da Torre
- Percurso da Mata
- Percurso da Ribeira

Objectivos

Promover actividades na natureza, que mobilizem a participação da população em geral e da unidade familiar em particular;
Promover a Floresta Autóctone;
Servir como centro demonstrativo e multiplicador, ministrando actividades teóricas e práticas no local;
Sensibilizar os visitantes para as problemáticas ambientais, com particular destaque para os resíduos, água, energia, conservação
da natureza e património cultural;
Atingir o mais alargado leque de visitantes, quer em escalões etários, quer ainda ao nível da formação;
Incentivar o voluntariado para a conservação da natureza;
Promover a protecção dos recursos hídricos;
Promover a criação de actividades de tempos livres, com carácter educativo e formativo;
Disponibilizar capacidade de organização de campos de férias residenciais e não residenciais.



Local: Maia
Hospedagem Colina do Ave

Hospedagem Colina do Ave

RNAL Reg. Nº 2034/ALOs quartos estão equipados com uma televisão com canais por cabo. O Colina...
Mais informação
Casa da Adega / Quinta do Arco

Casa da Adega / Quinta do Arco

Modalidade: MoradiaCapacidade: N.º Utentes (10); N.º de quartos (5);N.º de camas (5)Nº de...
Mais informação
Restaurante Moto Clube

Restaurante Moto Clube

Especialidades: Feijoada e cozido à portuguesa Preço Médio: 20,00 EurosHorário: das 12h00 às...
Mais informação
Café Snack Eusébio

Café Snack Eusébio

Situado à beira-mar, o nosso espaço tem três áreas distintas por onde escolher para poder provar...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação