Parque Urbano do Carriçal e Parque Manuel Pinto de Azevedo

Matosinhos
Descrição
O Parque Urbano do Carriçal localiza-se em Matosinhos, próximo do NorteShopping – constituindo, juntamente com o Parque Manuel Pinto de Azevedo, a Igreja Matriz da Senhora da Hora e o cemitério, um importante espaço público da freguesia da Senhora da Hora. O Parque está adjacente à Igreja em cuja envolvente se realiza a festa da Senhora da Hora, assim como acolhe circo e outros eventos populares.
Pela sua elevada densidade arbórea configura uma tipologia de espaço verde urbano semelhante a uma mata urbana. No seu interior é de referir ainda a existência de linhas de água e um lago, um forte incremento à biodiversidade no parque.

Fauna e Flora
Formado por eucaliptal (Eucalyptus globulus) e por pinhal (Pinus pinaster), apresenta, contudo, manchas arbóreas de vegetação autóctone evidenciadas pelo carvalho-alvarinho (Quercus robur), sobreiro (Quercus suber) e padreiro (Acer pseudoplatanus). Em redor do parque surgem várias espécies de árvores de carácter ornamental, designadamente, abrunheiro dos jardins (Prunus cerasifera var. pissardi), pinheiro-manso (Pinus pinea), Cupressocyparis leylandii, cedro-do-oregão (Chamaecyparis lawsoniana) e cerejeira-do-japão (Prunus kanzan). É de realçar que muitas das árvores aqui colocadas vieram das obras do Metro. Foram árvores que necessitaram de ser arrancadas e que, em vez de serem deitadas fora, foram replantadas no Parque do Carriçal. Pelo parque surgem também vários choupos-brancos (Populus alba), árvore característica pelo seu tronco branco ou verde-acizentado e pelas folhas verde-escuras por cima e branco-tomentosas por baixo e vários ulmeiros (Ulmus minor e Ulmus hollandica). Perto das linhas de água e do lago estão presentes bidoeiros (Betula alba) e salgueiros (Salix atrocinerea).

O Parque Urbano do Carriçal é contíguo ao Parque Manuel Pinto de Azevedo onde se localizam diversos equipamentos desportivos (campos de ténis e um ringue desportivo), o Centro Cultural, e associado à Igreja e ao cemitério. Na zona norte do parque, encontra-se a Piscina Municipal da Senhora da Hora e um bar, desfrutando ainda da presença de um parque infantil. O parque é um projeto da Câmara Municipal de Matosinhos, da autoria da Arquiteta Margarida Fontes. Pretende-se que o parque seja um espaço de reconciliação da malha urbana, respondendo às necessidades de ampliação e consolidação da estrutura verde urbana numa perspectiva de verde contínuo.

Estacionamento gratuito.
Taxi´s, STCP linhas nº 506 e 507 e linha Resende 106 e 121. Metro Paragem Sete Bicas (linha azul).

Rua Padre Antonio Porto
4460-282 Senhora da Hora
22 939 09 00 (C.M. Matosinhos)
22 951 01 10 (J.F. Senhora da Hora)






Local: Matosinhos
Hotel Girassol

Hotel Girassol

Localizado próximo da Praça D. João I, dispõe de quartos com casa de banho, ar condicionado,...
Mais informação
Moov Hotel Porto Norte

Moov Hotel Porto Norte

O Hotel Moov Porto Norte é o primeiro hotel construído de raiz a pensar na nova marca Moov e...
Mais informação
Ristorante - Pizzeria San Martino

Ristorante - Pizzeria San Martino

O "Ristorante - Pizzeria San Martino" situa-se perto da praia de Matosinhos, é especializado em...
Mais informação
Central Churrasco

Central Churrasco

Serviço de Take- Away.Tem Parque de Estacionamento Privativo.Aberto diariamente.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação