Parque Urbano do Carriçal e Parque Manuel Pinto de Azevedo

Matosinhos
Descrição
O Parque Urbano do Carriçal localiza-se em Matosinhos, próximo do NorteShopping – constituindo, juntamente com o Parque Manuel Pinto de Azevedo, a Igreja Matriz da Senhora da Hora e o cemitério, um importante espaço público da freguesia da Senhora da Hora. O Parque está adjacente à Igreja em cuja envolvente se realiza a festa da Senhora da Hora, assim como acolhe circo e outros eventos populares.
Pela sua elevada densidade arbórea configura uma tipologia de espaço verde urbano semelhante a uma mata urbana. No seu interior é de referir ainda a existência de linhas de água e um lago, um forte incremento à biodiversidade no parque.

Fauna e Flora
Formado por eucaliptal (Eucalyptus globulus) e por pinhal (Pinus pinaster), apresenta, contudo, manchas arbóreas de vegetação autóctone evidenciadas pelo carvalho-alvarinho (Quercus robur), sobreiro (Quercus suber) e padreiro (Acer pseudoplatanus). Em redor do parque surgem várias espécies de árvores de carácter ornamental, designadamente, abrunheiro dos jardins (Prunus cerasifera var. pissardi), pinheiro-manso (Pinus pinea), Cupressocyparis leylandii, cedro-do-oregão (Chamaecyparis lawsoniana) e cerejeira-do-japão (Prunus kanzan). É de realçar que muitas das árvores aqui colocadas vieram das obras do Metro. Foram árvores que necessitaram de ser arrancadas e que, em vez de serem deitadas fora, foram replantadas no Parque do Carriçal. Pelo parque surgem também vários choupos-brancos (Populus alba), árvore característica pelo seu tronco branco ou verde-acizentado e pelas folhas verde-escuras por cima e branco-tomentosas por baixo e vários ulmeiros (Ulmus minor e Ulmus hollandica). Perto das linhas de água e do lago estão presentes bidoeiros (Betula alba) e salgueiros (Salix atrocinerea).

O Parque Urbano do Carriçal é contíguo ao Parque Manuel Pinto de Azevedo onde se localizam diversos equipamentos desportivos (campos de ténis e um ringue desportivo), o Centro Cultural, e associado à Igreja e ao cemitério. Na zona norte do parque, encontra-se a Piscina Municipal da Senhora da Hora e um bar, desfrutando ainda da presença de um parque infantil. O parque é um projeto da Câmara Municipal de Matosinhos, da autoria da Arquiteta Margarida Fontes. Pretende-se que o parque seja um espaço de reconciliação da malha urbana, respondendo às necessidades de ampliação e consolidação da estrutura verde urbana numa perspectiva de verde contínuo.

Estacionamento gratuito.
Taxi´s, STCP linhas nº 506 e 507 e linha Resende 106 e 121. Metro Paragem Sete Bicas (linha azul).

Rua Padre Antonio Porto
4460-282 Senhora da Hora
22 939 09 00 (C.M. Matosinhos)
22 951 01 10 (J.F. Senhora da Hora)






Local: Matosinhos
Moov Hotel Porto Norte

Moov Hotel Porto Norte

O Hotel Moov Porto Norte é o primeiro hotel de raíz construído a pensar na nova marca Moov e...
Mais informação
Sheraton Porto Hotel & Spa*****

Sheraton Porto Hotel & Spa*****

Em plena Avenida da Boavista, no meio do rebuliço da área de negócios, rodeado por árvores...
Mais informação
Canelas de Coelho

Canelas de Coelho

É simultaneamente restaurante, casa de tapas e wine-bar. A cozinha é de autor e a ementa mistura...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação