Parque Natural do Alvão

Vila Real
Descrição

Esta Área Protegida, tal como o nome sugere, situa-se no conjunto montanhoso definido pelas Serras do Alvão e do Marão, e parte da sua área está na zona indefinida de transição das duas serras. Desenvolve-se sobretudo na vertente Oeste que funciona como “barreira de condensação” relativamente às massas de ar húmido que vêm do Oceano Atlântico. Encontra-se, assim, numa zona de transição entre o litoral húmido e o interior, crescentemente mais seco, transição esta ainda afectada pela componente altitudinal. A área do Parque Natural do Alvão corresponde à cabeceira da bacia hidrográfica do rio Olo, afluente do Tâmega, e a uma pequena aba (Arnal) virada a Este, pertencente à bacia do Corgo. Podem definir-se três unidades de paisagem: montanha com área planáltica adjacente, predominantemente granítica; zona dominantemente quartzítica, de transição entre montanha e vale; vales encaixados, de menor altitude, com declives acentuados. Sob o ponto de vista climático apresenta uma variação altitudinal que vai de um clima de transição entre a “terra quente” e a “terra fria”, até um clima típico de terra fria e de montanha. Enquanto a vertente Oeste tem uma feição atlântica, a vertente Este tem sub atlântica pois a interioridade começa a condicionar o clima, tornando-o crescentemente mais seco.

Vegetação e flora

As condições de clima e altitude em simultâneo, são responsáveis pela diversidade e diferenciação da cobertura vegetal. Até ao momento estão inventariadas e referenciadas cerca de 486 espécies de plantas, sendo 25 delas endemismos ibéricos, 6 endemismos lusitânicos e 23 possuem estatuto de conservação.

Fauna

A intervenção do homem no Parque Natural do Alvão tem determinado a manutenção e o equilíbrio entre as diferentes formas de vida da fauna selvagem. Esta atitude tem contribuído para a diversidade biológica ao serem criadas novas unidades ecológicas biótopos, campos agrícolas, lameiros, sebes, etc., que se associam aos biótopos naturais. É na área do Parque Natural do Alvão que encontra apascento uma raça autóctone, que origina uma das mais soculentas e saborosas carnes portuguesas: a Maronesa DOP.

Local: Vila Real
Apartamento t3

Apartamento t3

Registo nº 64924/AL - Historic DowntownO alojamento é  um apartamento t3, dois quartos com cama...
Mais informação
Residencial Lopes

Residencial Lopes

Residencial no centro histórico da cidade.
Mais informação
Pastelaria Gomes

Pastelaria Gomes

Manoel dos Santos Gomes estabelece-se em Vila real no longínquo ano de 1925, iniciando a...
Mais informação
Gancha de São Brás

Gancha de São Brás

Há quem afirme que a Gancha seria uma espécie de "instrumento" para retirar objectos estranhos...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação