Parque Natural do Alvão

Vila Real
Descrição

Esta Área Protegida, tal como o nome sugere, situa-se no conjunto montanhoso definido pelas Serras do Alvão e do Marão, e parte da sua área está na zona indefinida de transição das duas serras. Desenvolve-se sobretudo na vertente Oeste que funciona como “barreira de condensação” relativamente às massas de ar húmido que vêm do Oceano Atlântico. Encontra-se, assim, numa zona de transição entre o litoral húmido e o interior, crescentemente mais seco, transição esta ainda afectada pela componente altitudinal. A área do Parque Natural do Alvão corresponde à cabeceira da bacia hidrográfica do rio Olo, afluente do Tâmega, e a uma pequena aba (Arnal) virada a Este, pertencente à bacia do Corgo. Podem definir-se três unidades de paisagem: montanha com área planáltica adjacente, predominantemente granítica; zona dominantemente quartzítica, de transição entre montanha e vale; vales encaixados, de menor altitude, com declives acentuados. Sob o ponto de vista climático apresenta uma variação altitudinal que vai de um clima de transição entre a “terra quente” e a “terra fria”, até um clima típico de terra fria e de montanha. Enquanto a vertente Oeste tem uma feição atlântica, a vertente Este tem sub atlântica pois a interioridade começa a condicionar o clima, tornando-o crescentemente mais seco.

Vegetação e flora

As condições de clima e altitude em simultâneo, são responsáveis pela diversidade e diferenciação da cobertura vegetal. Até ao momento estão inventariadas e referenciadas cerca de 486 espécies de plantas, sendo 25 delas endemismos ibéricos, 6 endemismos lusitânicos e 23 possuem estatuto de conservação.

Fauna

A intervenção do homem no Parque Natural do Alvão tem determinado a manutenção e o equilíbrio entre as diferentes formas de vida da fauna selvagem. Esta atitude tem contribuído para a diversidade biológica ao serem criadas novas unidades ecológicas biótopos, campos agrícolas, lameiros, sebes, etc., que se associam aos biótopos naturais. É na área do Parque Natural do Alvão que encontra apascento uma raça autóctone, que origina uma das mais soculentas e saborosas carnes portuguesas: a Maronesa DOP.

Local: Vila Real
Pensão Areias

Pensão Areias

RNAL Registo nº 72118/AL - Pensão AreiasPensão situada no centro de Vila Real.
Mais informação
Residencial Lopes

Residencial Lopes

Residencial no centro histórico da cidade.
Mais informação
LE BUFFET RESTAURANTE HOTEL MIRACORGO

LE BUFFET RESTAURANTE HOTEL MIRACORGO

No centro da cidade, com vista panorâmica sobre as escarpas do Rio Corgo.Especialidades da Casa:...
Mais informação
PORTAS DA BILA

PORTAS DA BILA

Restaurante situado no centro histórico da cidade.Especialidades da Casa:- Tripas- Carne de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação