O Campo de Santana constitui um espaço de feira e romaria que se insere num contexto habitacional ainda de matriz rural, com cerca de 5 ha. Localiza-se na margem esquerda do Rio Leça, tendo na sua frente, na margem oposta o Mosteiro de Leça do Balio e o Parque das Varas.
O seu património arbóreo é notável e tem uma forte presença na paisagem do concelho. É maioritariamente constituído por alinhamentos de plátanos e destacam-se alguns outros exemplares notáveis, nomeadamente de sobreiros e carvalhos. O Campo está organizado segundo um conjunto de alinhamentos de espaços destinados à colocação de tendas. De um modo geral, são espaços em terra batida, intercalados com os pavimentos dos arruamentos em cubo de granito.
A capela de Sant’Ana localiza-se na parte mais alta do sítio, rodeada por um adro murado que abre sobre uma vasta alameda com 250 metros de comprimento. Por trás da capela existem espaços contíguos ainda arborizados onde pontuam sobreiros, carvalhos e oliveiras. O campo de feira tem entrada também pela Rua de Santana fronteira entre os concelhos de Matosinhos e Maia. Esta entrada está assinalada por um cruzeiro comemoração dos centenários da independência e da nacionalidade datado de 1940.
Considera-se que a plantação dos plátanos seja contemporânea da colocação deste cruzeiro.
Local: Matosinhos