A construção do Mosteiro de São João de Taroucainiciou-se em 1154, sendo este o primeiro mosteiro masculino cisterciense edificado em território português, intimamente ligado à fundação da nacionalidade e à figura de D. Afonso Henriques.
Largamente ampliado no século XVII e XVIII com a construção de novos edifícios, de entre os quais se destaca um novo e colossal dormitório, de dois pisos, único em Portugal, o ano de 1834 viria a ditar a sucessiva decadência do complexo monástico, consequência direta do decreto da extinção das Ordens Religiosas. A igreja foi convertida em igreja paroquial e as dependências monásticas foram vendidas em hasta pública e os seus edifícios explorados como pedreira até aos inícios do século XX.
Classificado de Monumento Nacional, o complexo monástico integra desde 2009
o Projeto Vale do Varosa, que já permitiu a requalificação da Igreja e, desde 2013, a musealização das ruínas, resultado de uma exaustiva escavação arqueológica que decorreu entre 1998 e 2007 e que possibilitou a reconstituição virtual em 3D do edificado primitivo. Por outro lado, a descoberta única, em todo o mundo, de um anel de oração durante os trabalhos arqueológicos vem confirmar as suspeitas de um ritual de sagração a que os complexos monásticos cistercienses estavam sujeitos aquando da sua construção.
Memória inestimável para a História da região, o Mosteiro de São João de Tarouca está entre os edificados que melhor espelha a arquitetura cisterciense, passível de ser identificada a partir da musealização das ruínas, onde é possível perceber todas as dependências e reconhecer todas as ampliações que ao longo dos séculos o Mosteiro de São João de Tarouca foi sofrendo.
Atualmente, no âmbito do Projeto Vale do Varosa, resta apenas a finalização da obra da Casa da Tulha, antigo celeiro monástico, que acolherá o centro interpretativo do sítio, de forma a permitir a abertura integral e integrada do Mosteiro de São João de Tarouca, um dos lugares mais procurados por quem visita a região do Douro e do Varosa.
O Município de Tarouca convida-o a descobrir o Vale Varosa.
Local: Tarouca