O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia localiza-se na Vila do Castêlo da Maia, e encontra-se instalado num edifício que funcionou como Paços do concelho até ao ano 1902, e cujas origens devem remontar ao século XVIII, tendo como envolvente o parque e o monte de Santo Ovídio.
Possui, no que respeita a conteúdos, duas valências fundamentais:
História -
- Na origem do nome Maia não se encontra um sítio, um lugar ou um acontecimento, mas sim um identidade cultural e mais tarde um espaço geográfico que pelas suas características geomorfológicas e pedológicas passaram a ter a designação de Terra. Terra da Maia, terra fértil, terra de tradições e de passado com uma forte ocupação humana.
Gentes da Maia -
Os seus costumes, a sua cultura. Cultura entendida como aquilo que é recebido do meio onde se nasce: seja uma técnica, uma forma de subsistência ou um comportamento social. Este Museu é pois o local da preservação e divulgação da tradição, das heranças sociais da Maia rural. É pois complemento natural Centro de Estudos da Ruralidade (CER) que se situa na Quinta da Caverneira, Águas Santas.
A programação do Museu assenta sobretudo na realização de exposições temporárias de longa e curta duração que têm como missão dar rotatividade às colecções e divulgar história e a etnografia da Maia.
Como Chegar
Metro do Porto - Paragem ISMAI
Maia Transportes - 11/12/20
Horário:
De terça-feira a sábado das 09:00 às 12:30h/14:00h às 17:30h
Encerrado às segundas-feiras e feriados.
Local: Maia