Museu do Espumante da Casa do Paço de Dalvares

Tarouca
Descrição
Uma vez que está situada no Vale do Varosa, primeira região demarcada de espumantes de Portugal, e tradicionalmente enraizada no processo de produção de espumante, na Casa do Paço de Dalvares é possível visitar o Museu do Espumante, cujo espólio espelha todo o processo artesanal do seu fabrico, desde a vindima até ao produto final.

É no lagar, já existente na Casa do Paço, que se inicia todo o processo de concepção do espumante. As castas são colocadas no lagar e pisadas. O vinho, depois de espremido, passa para a lagareta.

Posteriormente, a bombeadora bombeia o vinho da lagareta para a filtradora, na qual o vinho é filtrado e bombeado para os pipos (cubas),onde permanece durante 7 a 8 meses, até fazer a primeira fermentação.

Após este processo, o espumante passa pela enchedora de garrafas para ser engarrafado, sendo adicionada a cada garrafa fermento e açúcar de cana. Em seguida, as garrafas são colocadas na cave, onde se dá a segunda fermentação.

O processo de champonização fica completo após o primeiro meio ano, altura em que cada garrafa tem já 7 kg de pressão. Seguidamente as garrafas passam para as estantes, onde é efectuado o remuage. Neste processo, as garrafas são viradas, todos os dias, ¼ ou 1/8 de volta, durante 15 dias, para que as impurezas desçam à cápsula. Em seguida são retiradas e colocadas em ponta, para que as impurezas não se misturem com o espumante.

É iniciado o dégorgement à la volée, uma tradição secular feita segundo os monges de champagne, ou seja, a retirada da cápsula para saírem as impurezas e, posteriormente, as garrafas passam para a máquina de espera e depois para a doseadora, onde é acrescentado o líquido que se perdeu no dégorgement.

Após este processo, a garrafa passa para a rolhadora, onde é colocada a rolha e, de seguida, para a musseleta, onde é colocado o arame.

Na etapa final, a garrafa passa pela capsuladora, onde lhe é colocada a cápsula e, por fim, pela rotuladora, para levar o rótulo.


O Município de Tarouca convida-o a descobrir o Vale Varosa.


Local: Tarouca
Casa de Santo António de Britiande

Casa de Santo António de Britiande

O projecto da Casa de Santo António de Britiande surge em 1998 em edifício que data de finais do...
Mais informação
Hotel São Paulo

Hotel São Paulo

Pretendemos garantir-lhe uma estadia inesquecível num ambiente familiar e acolhedor. Estamos no...
Mais informação
Restaurante das Piscinas Municipais

Restaurante das Piscinas Municipais

Cozinha tradicional, novos valoresEspecialidades: petiscos, grelhados, bife sousa, bife na...
Mais informação
Restaurante O Lagar

Restaurante O Lagar

Restaurante "O Lagar", boa gastronomia, local acolhedor e bom ambiente.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação