O Museu do Côa é uma estrutura gerida pela Fundação COA PARQUE. Foi inaugurado em 30 de Julho de 2010 e recebeu já, desde a abertura, mais de 100.000 visitantes. Implanta-se sobranceiro à junção do Côa com o Douro, perfeitamente integrado numa paisagem de grande beleza natural. O edifício foi concebido por Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, uma dupla de arquitectos do Porto.
Mais do que um museu de arqueologia, o Museu do Côa é, em primeiro lugar, um museu de arte. Que trata fundamentalmente da nossa arte das origens e da sua importância no ordenamento dos espaços vivenciais das sociedades pré e proto-históricas, mas procurando vincar a sua ligação à nossa contemporaneidade.
A museografia foi concebida, dentro de todo o rigor científico, como uma mostra explicativa dos ciclos de arte rupestre do Baixo Côa e Douro superior. Que se iniciam no Paleolítico superior, há mais de 25.000 anos, e chegam até aos nossos dias. Com obras quer dos caçadores-artistas do Gravettense, quer dos últimos moleiros rupestres da Canada do Inferno, o Museu do Côa explana todo um catálogo de sensibilidades que se contêm na rudeza dos painéis de xisto que há milhões de anos moldam a geomorfologia regional.
Claro que o verdadeiro museu será o vale onde se contêm mais de 1.000 rochas decoradas. Cuja síntese paradigmática se apresenta no MUSEU DO CÔA.
Local: Vila Nova de Foz Côa