Mural de Arte Urbana da Seca do Bacalhau

Vila do Conde
Descrição
Tela gigantesca, com cerca de 500m2, na rua, onde se recupera a memória da atividade da Seca do Bacalhau que se desenvolvia no século passado em Vila do Conde.
Em primeiro plano, as mulheres que ali trabalhavam na salga e na secagem do bacalhau, na lateral o rosto de uma delas e ao meio a frase de Valter Hugo Mãe: “Este foi o mar das mulheres. Aqui se glorificaram e aqui naufragaram”. Fica aqui registado, ainda que de forma efémera, o que durante anos neste local se praticava. Eram as mulheres vilacondenses que dedicavam anos da sua vida à seca do bacalhau que chegava da faina piscatória dos mares do norte e que aqui via o seu ciclo concluir-se.
A conceção artística é da autoria de Isabel Lhano, conceituada artista vilacondense, que executou este mural com o Núcleo de Arte Urbana de Vila do Conde: Marco Castiço, Miguel Pipa e o seu filho, Luís Costa.

Local: Vila do Conde
Parque de Campismo de Vila do Conde

Parque de Campismo de Vila do Conde

O Parque de Campismo de Vila do Conde reúne todas as condições de acolhimento, descanso e...
Mais informação
Pousada de Juventude de Vila do Conde

Pousada de Juventude de Vila do Conde

A recente recuperação do imóvel permitiu a criação de uma Pousada de Juventude de referência no...
Mais informação
Restaurante Marisqueira Via Mar

Restaurante Marisqueira Via Mar

Situado num lugar privilegiado, onde o rio Ave e o mar se encontram, o restaurante tem vistas...
Mais informação
Restaurante São João

Restaurante São João

Situado junto à praia e próximo do centro, o restaurante São João é a opção ideal para quem...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação