Mosteiro de Bravães - Ponte da Barca

Ponte da Barca
Descrição
Antigo mosteiro beneditino que nos finais do século XII se instituiu como comenda dos Templários, passando o mosteiro também nessa altura para posse dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Segundo referenciam as "Inquirições" de 1258, D. Afonso Henriques terá coutado o mosteiro ainda antes de 1180.
Da sua construção destaca-se o portal principal, adornado por motivos figurativos e geométricos, sendo de referir pela sua raridade no panorama do românico português, as figuras humanas que aparecem em dois fustes, frente a frente.
Indiscutivelmente reconhecida como uma das obras-primas da arte românica portuguesa, classificada como Monumento Nacional desde 1910, a igreja de Bravães é um monumento bem conservado, de inegável significado histórico regional e excepcional valor científico e patrimonial.

Local: Ponte da Barca
Casa da Veiga

Casa da Veiga

A Quinta da Prova fica situada em frente à vila de Ponte da Barca, apenas separada desta pela...
Mais informação
Casa Victória

Casa Victória

Casa senhorial do século XVIII, localizada no centro histórico de Ponte da Barca, Viana do...
Mais informação
In Tapas Veritas

In Tapas Veritas

A vinoteca "In Tapas Veritas" foi aberta no Verão 2014 no sentido de oferecer uma opção...
Mais informação
Vai à Fava

Vai à Fava

As melhores iguarias para degustar, música para dançar e uma paisagem de cortar o...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação