Mosteiro de Bouças (Quinta do Passal)

Matosinhos
Descrição
Do primitivo mosteiro que aqui existia, e que está na origem do mais antigo núcleo habitacionalda cidade, restam poucos vestígios, sabendo-se apenas que já existia no ano de 944. Foi doado em 1128, por D. Teresa ao bispo do Porto, D. Hugo, e em 1196 é doado por D. Sancho I à sua filha D. Mafalda.

Em 1249, D. Mafalda, converte-o à ordem de Cister e manda construir, junto à igreja, uma casa para sua habitação. Em 1542, D. João III anexa o padroado de Bouças à Universidade de Coimbra.

Este mosteiro albergou durante a Idade Média a imagem do Bom Jesus de Matosinhos. Esta imagem, representando Cristo crucificado, datada do século XII, foi transferida no século XVI para a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.


Local: Matosinhos
Apartament PortusCale

Apartament PortusCale

Apartamento novo, moderno e totalmente equipado, com três quartos e duas casas de banho...
Mais informação
Alojamento D. Jucunda

Alojamento D. Jucunda

RNAL REG. Nº 48918/ALMoradia T5, com três frentes, ârea exterior ajardinada e aparcamento...
Mais informação
Dom Zeferino

Dom Zeferino

Encerra às Terças-feira.
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação