Miradouro de São Domingos de Gusmão

Sabrosa
Descrição
A capela de São Domingos de Gusmão (Santo protetor dos animais), também conhecida por São Domingos de Monte Coxo ou São Domingos de Vilela, por ficar situada no alto do monte com o mesmo nome, nos limites das freguesias de Covas do Douro, Gouvinhas e Paços, do concelho de Sabrosa.
Aqui se realiza uma festa anual a 4 de Agosto. É uma festa cheia de crenças e tradições. No dia da romaria, as pessoas que têm animais (gado, galinhas, porcos), levam para casa uma vela embrulhada na imagem do santo e presa a um cordel. Quando um animal adoece, prendem o cordel à volta do pescoço do animal ou a uma pata, acendem a vela e rezam a São Domingos. Se o animal melhorar, oferecem uma peça da sua carne para o leilão, no dia da romaria.

Este local com potencialidades turísticas oferece uma vista magnífica do “Reino Maravilhoso” que Miguel Torga imortalizou.

Local: Sabrosa
Quinta da Padrela

Quinta da Padrela

A Quinta da Padrela dispõe de uma unidade de alojamento com 3 quartos, onde acolhe quem a visita...
Mais informação
TOMÁS BARQUEIRO - MORADIA

TOMÁS BARQUEIRO - MORADIA

Registo Nº 58207/AL O alojamento Tomás Barqueiro situado na Folgosa dispõe de acesso Wi-Fi...
Mais informação
Restaurante Adega da Vila

Restaurante Adega da Vila

Um espaço acolhedor onde a especialidade é o cabrito assado no forno. O serviço é bom e o...
Mais informação
RESTAURANTE RESIDENCIAL MARIA DO CARMO

RESTAURANTE RESIDENCIAL MARIA DO CARMO

O Restaurante Maria do Carmo está à sua disposição desde 1964. Instalado na residencial que lhe...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação