Mercado à Moda Antiga

Oliveira de Azeméis
Descrição

"Era uma vez... Mercado à Moda Antiga" é um projecto cultural de Oliveira de Azeméis nascido em 1997 pela iniciativa do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos, colectividade fundada em 1972 naquela cidade. Desde a primeira edição, conta com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. O evento pretende reviver o mercado que se realizava, há 100 anos, na então "Praça dos Vales": Gentes de todas as freguesias do concelho, e limítrofes, deslocavam-se para o centro da então "Vila" de Oliveira de Azeméis para venderem os produtos da terra, sobretudo produtos agrícolas.

Desta forma, para além de proporcionar um momento de lazer, o "Mercado à Moda Antiga" é já uma referência no que diz respeito ao envolvimento dos usos e costumes do final do Séc. XIX, início do Séc. XX, recriados nos dias de hoje como uma verdadeira partilha de saberes por novos e mais velhos das 19 freguesias do concelho.
Tendas à moda antiga, artesãos, padeiras de Ul, produtos agrícolas, utensílios e trajes antigos são alguns dos elementos que constituem o cenário do Mercado. A Feira do Pão, uma mostra de artesanato e a actuação de grupos de danças e cantares tradicionais, acontece paralelamente, todos os anos, de forma ininterrupta, desde 1997.

"Era uma vez... Mercado à Moda Antiga" tem a particularidade de ser organizada por uma colectividade sem fins lucrativos que, por sua vez, convida diversas outras a participarem também, numa alegre partilha de saberes e experiências inter-geracionais. É desta forma que em 2011 participam activamente cerca de cinco dezenas de Associações Recreativas, Culturais e Humanitárias e mais de 1000 figurantes.

Local: Oliveira de Azeméis
Hotel Dighton ****

Hotel Dighton ****

Inaugurado em 1978, em pleno coração da cidade de Oliveira de Azeméis,este hotel oferece...
Mais informação
Girattorio

Girattorio

Localizado num espaço de eleição, muito privilegiado pela magnífica vista de 360º, neste...
Mais informação
Adega Mota

Adega Mota

Especialidades: Rojões, Dobrada, Feijoada  Transmontana.Assados: Frango, Chispe, Pernil,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação