Marmoiral de Sobrado

Castelo de Paiva
Descrição

O Marmoiral de Sobrado, habitualmente designado de Marmorial da Boavista, apresenta uma tipologia diferente dos outros monumentos funerários, uma vez que não apresenta qualquer arco.
É formado por duas cabeceiras verticais com cruzes gravadas, onde se apoiam duas lajes horizontais, correspondendo a inferior a uma tampa sepulcral.
Na laje inferior foram gravadas uma longa espada e uma cruz grega inscrita num círculo. Nas faces de ambas as lajes foram também gravadas espadas.
Embora não seja fácil a datação deste monumento, o Marmoiral de Sobrado tem sido datado de meados do século XIII.
Os Memoriais de Sobrado [Castelo de Paiva], Ermida [Penafiel], Santo António [Arouca], Alpendorada [Marco de Canaveses] e Lordelo [já desaparecido, em Baião] estão, segundo a lenda, relacionados com o cortejo fúnebre de D. Mafalda para o Mosteiro de Arouca, ou com o perpetuar da sua memória.

Local: Castelo de Paiva
Casa de Vila Cete

Casa de Vila Cete

A funcionar desde 2009, a cerca de 300 metros da Casa de Gondomil é também uma casa...
Mais informação
Casa Altamira

Casa Altamira

Varanda suspensa sobre o Rio Douro, com posicionamento em espaço rural, a Casa Altamira...
Mais informação
Restaurante Típico Casa de S. Pedro

Restaurante Típico Casa de S. Pedro

Restaurante rústico localizado numa bonita quinta (Quinta de São Pedro), com uma ampla sala de...
Mais informação
Restaurante Belita

Restaurante Belita

Existimos para criar uma alternativa de sabores  na vila de Arouca com uma equipa de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação