Marmitas de Gigante no rio Caima (geossítio 4)

Arouca
Descrição
Diz o povo que «água mole em pedra dura, tanto bate até que fura». Assim acontece com as marmitas de gigante, moldadas pelas águas do rio Caima, que nasce não muito longe daqui. Aos nossos pés, o leito do rio surge estreito e de paredes abruptas, entalhando um vale em «V» fechado no substrato rochoso. A erosão e o transporte de sedimentos acontecem, nos períodos de invernia, de forma muito intensa.
As marmitas têm origem nas irregularidades dos leitos rochosos dos rios, que no caso das marmitas de gigante do Caima, corresponde a um substrato de granito da serra da Freita. Estas irregularidades retêm, nas suas proximidades, alguns sedimentos. A acumulação de sedimentos vai provocar um movimento turbilhonar da água, cuja energia cinética propicia um movimento circular. Pouco a pouco, devido ao atrito, os sedimentos vão escavando depressões mais ou menos circulares no leito do rio Caima, dentro das quais ficam aprisionados. Com o decorrer do tempo, as depressões aumentam e os seixos que estão no seu interior tendem a tornar-se mais pequenos e esféricos. Estas depressões encontram-se sempre voltadas para cima, podendo aparecer isoladas ou em grupo. Com o tempo, as depressões vão-se aprofundando e alargando cada vez mais, podendo, muitas vezes, coalescerem umas com as outras, formando canais progressivamente mais profundos – canais de escoamento de água.
As marmitas de gigante do Caima vão ficando de maior dimensão à medida que nos aproximamos da Frecha da Mizarela. Este facto deve-se ao ligeiro aumento de declive do rio, provocando uma velocidade superior da água, que favorece uma maior capacidade erosiva e, como tal, maiores marmitas.


Local: Arouca
Casa Avó Clara

Casa Avó Clara

Casa restaurada na aldeia de Trebilhadouro, aldeia classificada com a marca Aldeias de Portugal.
Mais informação
Casa da Sousa

Casa da Sousa

A Casa da Sousa é uma unidade de alojamento local que se situa na localidade do Burgo, a cerca...
Mais informação
Restaurante Ponto Alto

Restaurante Ponto Alto

Tem capacidade para entre 20 e 60 pessoas e o preço médio é de 12?. As especialidades são,...
Mais informação
Quinta d´Além da Ponte

Quinta d´Além da Ponte

Tem capacidade para 26 pessoas no restaurante e 100 no salão e o preço médio é de 15?. As...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação