Locais de interesse - Clínica Heliântia

Vila Nova de Gaia
Descrição
Será numa zona florestal relativamente isolada, na Travessa dos Sanatórios que encontramos erigidos, defronte para o mar, o conjunto da Clínica Heliântia e o Sanatório Marítimo do Norte.

A construção destes espaços numa zona florestal e perto da água vai ao encontro do conceito formulado por Arnold Rikli, médico suíço, que dizia que “A água é benéfica; o ar ainda mais, mas a luz é melhor.”

O Doutor Ferreira Alves após a sua visita à Suiça decide, então, conceber um espaço dedicado à Helioterapia (terapia com sol). Em 1930 inaugurava-se a Clínica Heliântia. Daí que este edifício, de carácter hospitalar tenha sido projetado em função da luz solar, devido à ação benéfica do mesmo, daí que as fachadas nascentes e poente apresentem em forma de balcões escalonados. As fachadas do edifício são marcadas pelo ritmo das aberturas e fracionamento através de pilares. Como aspeto de destaque, será o uso, do girassol, como elemento decorativo Esta planta, do género Helianthus, esteve na origem do nome da clínica.

No século XIX-XX houve mesmo um surto de construção deste género de espaços, por todo o mundo, nomeadamente após o aparecimento da tuberculose e outras doenças do floro respiratório, que tinham nestes locais, grande afluência para tratamentos.

O edifício da clínica acolhe, atualmente, uma Escola de Ensino Superior.

Local: Vila Nova de Gaia
Hotel Apartamento Solverde ***

Hotel Apartamento Solverde ***

Com uma vista deslumbrante para a Praia da Baía e Oceano Atlântico, o Hotel Apartamento...
Mais informação
Parque de Campismo Municipal Madalena - Orbitur

Parque de Campismo Municipal Madalena - Orbitur

Situado num pinhal, a 500m da praia da Madalena e a 10 Km do centro de Gaia, este parque, com um...
Mais informação
Canelas de Coelho

Canelas de Coelho

É simultaneamente restaurante, casa de tapas e wine-bar. A cozinha é de autor e a ementa mistura...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação