Locais de interesse - Clínica Heliântia

Vila Nova de Gaia
Descrição
Será numa zona florestal relativamente isolada, na Travessa dos Sanatórios que encontramos erigidos, defronte para o mar, o conjunto da Clínica Heliântia e o Sanatório Marítimo do Norte.

A construção destes espaços numa zona florestal e perto da água vai ao encontro do conceito formulado por Arnold Rikli, médico suíço, que dizia que “A água é benéfica; o ar ainda mais, mas a luz é melhor.”

O Doutor Ferreira Alves após a sua visita à Suiça decide, então, conceber um espaço dedicado à Helioterapia (terapia com sol). Em 1930 inaugurava-se a Clínica Heliântia. Daí que este edifício, de carácter hospitalar tenha sido projetado em função da luz solar, devido à ação benéfica do mesmo, daí que as fachadas nascentes e poente apresentem em forma de balcões escalonados. As fachadas do edifício são marcadas pelo ritmo das aberturas e fracionamento através de pilares. Como aspeto de destaque, será o uso, do girassol, como elemento decorativo Esta planta, do género Helianthus, esteve na origem do nome da clínica.

No século XIX-XX houve mesmo um surto de construção deste género de espaços, por todo o mundo, nomeadamente após o aparecimento da tuberculose e outras doenças do floro respiratório, que tinham nestes locais, grande afluência para tratamentos.

O edifício da clínica acolhe, atualmente, uma Escola de Ensino Superior.

Local: Vila Nova de Gaia
Apartamento - Pedro Miguel França de Sousa

Apartamento - Pedro Miguel França de Sousa

RNAL Registo nº 44766/AL Apartamento muito confortável e mesmo ao lado do Parque da Cidade do...
Mais informação
Hotel AC Porto

Hotel AC Porto

Localizado junto ao complexo do Estádio do Dragão, com facilidade de acesso ao centro da cidade...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação