Largo do Mosteiro de Leça do Balio e Parque das Varas

Matosinhos
Descrição
O Mosteiro de Leça do Balio está rodeado por amplo adro ajardinado, que dá acesso ao cemitério, Junta de Freguesia, Centro Cultural e a um pequeno carvalhal. 
Adjacente ao mosteiro encontra-se a Quinta do Mosteiro e, em contiguidade com esta, encontram-se outras valências, que por sua vez dão sobre um espaço onde pontua um cruzeiro e um conjunto de casas de matriz rural, nomeadamente a Quinta do Souto. Daqui tem-se acesso ao recente Parque das Varas, estabelecido num terreno com 17.000 m2, que se distribui sobre dois patamares orientados sobre o vale do rio. NO patamar superior, encontra-se um espelho de água recuperado. O parque dispõe de edifícios de apoio, parque infantil e café-restaurante estruturados por um corredor pedonal que atravessa todo o parque e uma pista de skate/bicicleta ladeada por um espaço relvado.
Este sítio é naturalmente determinado pela presença  do mosteiro, assim como pela paisagem de um troço do vale do Leça, amplo e com intensa ocupação agrícola. A paisagem é marcada pela galeria ripícola do rio que corre numa cota inferior aos campos, sustentados por muros de pedra.

Fauna e Flora
No largo do Mosteiro e quinta adjacente, surgem bidoeiros (Betula alba), um tulipeiro (Liriodendron tulipifera), ciprestes (Cupressus sempervirens), sabugueiros (Sambucus nigra), um cedro-do-líbano (Cedrus libani), uma palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis), magnólias (Magnolia soulangeana), várias japoneiras (Camellia japonica) e arbustos de rododendros (Rhododendron sp.) entre outras espécies.
O Parque das Varas proporciona um grande espaço relvado, arborizado com diferentes espécies, designadamente, laranjeiras (Citrus sinensis), carvalhos (Quercus robur), choupos-negros (Populus nigra) e tílias (Tilia sp).
O muro que delimita o parque entre as entradas sul e oeste é acompanhado por vinha (Vitis vinifera) e glicínias (Wisteria sinensis). Espécies arbustivas como o folhado (Viburnum tinus) e o alecrim (Rosmarinus officinalis) ladeiam um campo de mini golfe. No relvado surgem também pontuações de tílias (Tilia sp). O acesso à plataforma inferior é marcado por um alinhamento de choupos negros (Populus nigra var. italica). Surgem aqui várias espécies de árvores, nomeadamente, liquidâmbar (Liquidambar styraciflua), ulmeiro (Ulmus minor), tília (Tilia sp), bidoeiro (Betula alba) e Robinia pseudoacacia. Na parte norte do parque há canteiros de Gazania linearis e apténias (Aptenia cordifolia). Daqui pode-se observar os campos de cultivo do Mosteiro, com uma horta e várias árvores de fruto. As margens do rio Leça são ladeadas por algumas espécies ripícolas, como o amieiro (Alnus glutinosa), salgueiro (Salix atrocinerea) e freixo (Fraxinus angustifolia), por carvalhos (Quercus robur), sabugueiros (Sambucus nigra), loureiro (Laurus nobilis) e cana (Arundo donax), esta última espécie invasora. Na margem direita do rio Leça a paisagem é formada por assentos agrícolas.

O Largo do Mosteiro da acesso a outras valências, como a Junta de Freguesia, Centro Cultural e cemitério.
Pela Quinta do Mosteiro tem-se acesso a escolas, Casa da Paróquia e Salão Paroquial. 
O Parque das Varas dispõe de edificios de apoio; parque infantil; café/ restaurante; corredor pedonal; pista de skate/ bicicleta e campo de mini-golfe.
Estacionamento gratuito no espaço envolvente.
Acessibilidades: Autocarro STCP, linha 505; taxi.

Rua Santos Lessa, 4465-332 Leça do Balio

Contactos:
229 390 900 (Câmara Municipal de Matosinhos);
229 011 390 (Junta de Freguesia de leça do Balio) 



Local: Matosinhos
Hotel PortoFoz

Hotel PortoFoz

Localizado na zona da Foz, dispõe de vários quartos e suites com vista total sobre o mar,...
Mais informação
Ar & Sol

Ar & Sol

Localizado a 50 metros do Aeroporto Sá Carneiro, o Ar e Sol disponibiliza quartos com acesso...
Mais informação
Restaurante S. José

Restaurante S. José

Especialidades: Cabrito Assado, bacalhau, Vitela, carne Alentejana e PicanhasPreço médio por...
Mais informação
House Teixeirinha  Restaurant

House Teixeirinha Restaurant

O  House Teixeirinha - Restaurant tem para si, não só os melhores pratos tipicamente...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação