Largo do Mosteiro de Leça do Balio e Parque das Varas

Matosinhos
Descrição
O Mosteiro de Leça do Balio está rodeado por amplo adro ajardinado, que dá acesso ao cemitério, Junta de Freguesia, Centro Cultural e a um pequeno carvalhal. 
Adjacente ao mosteiro encontra-se a Quinta do Mosteiro e, em contiguidade com esta, encontram-se outras valências, que por sua vez dão sobre um espaço onde pontua um cruzeiro e um conjunto de casas de matriz rural, nomeadamente a Quinta do Souto. Daqui tem-se acesso ao recente Parque das Varas, estabelecido num terreno com 17.000 m2, que se distribui sobre dois patamares orientados sobre o vale do rio. NO patamar superior, encontra-se um espelho de água recuperado. O parque dispõe de edifícios de apoio, parque infantil e café-restaurante estruturados por um corredor pedonal que atravessa todo o parque e uma pista de skate/bicicleta ladeada por um espaço relvado.
Este sítio é naturalmente determinado pela presença  do mosteiro, assim como pela paisagem de um troço do vale do Leça, amplo e com intensa ocupação agrícola. A paisagem é marcada pela galeria ripícola do rio que corre numa cota inferior aos campos, sustentados por muros de pedra.

Fauna e Flora
No largo do Mosteiro e quinta adjacente, surgem bidoeiros (Betula alba), um tulipeiro (Liriodendron tulipifera), ciprestes (Cupressus sempervirens), sabugueiros (Sambucus nigra), um cedro-do-líbano (Cedrus libani), uma palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis), magnólias (Magnolia soulangeana), várias japoneiras (Camellia japonica) e arbustos de rododendros (Rhododendron sp.) entre outras espécies.
O Parque das Varas proporciona um grande espaço relvado, arborizado com diferentes espécies, designadamente, laranjeiras (Citrus sinensis), carvalhos (Quercus robur), choupos-negros (Populus nigra) e tílias (Tilia sp).
O muro que delimita o parque entre as entradas sul e oeste é acompanhado por vinha (Vitis vinifera) e glicínias (Wisteria sinensis). Espécies arbustivas como o folhado (Viburnum tinus) e o alecrim (Rosmarinus officinalis) ladeiam um campo de mini golfe. No relvado surgem também pontuações de tílias (Tilia sp). O acesso à plataforma inferior é marcado por um alinhamento de choupos negros (Populus nigra var. italica). Surgem aqui várias espécies de árvores, nomeadamente, liquidâmbar (Liquidambar styraciflua), ulmeiro (Ulmus minor), tília (Tilia sp), bidoeiro (Betula alba) e Robinia pseudoacacia. Na parte norte do parque há canteiros de Gazania linearis e apténias (Aptenia cordifolia). Daqui pode-se observar os campos de cultivo do Mosteiro, com uma horta e várias árvores de fruto. As margens do rio Leça são ladeadas por algumas espécies ripícolas, como o amieiro (Alnus glutinosa), salgueiro (Salix atrocinerea) e freixo (Fraxinus angustifolia), por carvalhos (Quercus robur), sabugueiros (Sambucus nigra), loureiro (Laurus nobilis) e cana (Arundo donax), esta última espécie invasora. Na margem direita do rio Leça a paisagem é formada por assentos agrícolas.

O Largo do Mosteiro da acesso a outras valências, como a Junta de Freguesia, Centro Cultural e cemitério.
Pela Quinta do Mosteiro tem-se acesso a escolas, Casa da Paróquia e Salão Paroquial. 
O Parque das Varas dispõe de edificios de apoio; parque infantil; café/ restaurante; corredor pedonal; pista de skate/ bicicleta e campo de mini-golfe.
Estacionamento gratuito no espaço envolvente.
Acessibilidades: Autocarro STCP, linha 505; taxi.

Rua Santos Lessa, 4465-332 Leça do Balio

Contactos:
229 390 900 (Câmara Municipal de Matosinhos);
229 011 390 (Junta de Freguesia de leça do Balio) 



Local: Matosinhos
Nice House

Nice House

Apartamento no 1º piso de casa centenária toda remodelada com um bom terraço para uso exclusivo,...
Mais informação
Blue Sea Apartment

Blue Sea Apartment

RNAL Registo nº 65367/AL Apartamento com vistas panorâmicas do oceano atlântico.Localizado numa...
Mais informação
Miraparque

Miraparque

O Miraparque é um espaço arranjado, que conjuga uma confeitaria e um restaurante, com ementa...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação