Largo da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e Parque 25 Abril

Matosinhos
Descrição
O espaço é composto pelo adro da igreja do Senhor de Matosinhos, Parque 25 de Abril, cemitério, espaço de feira/estacionamento, Avenida D. Afonso Henriques e Praça Guilhermina Suggia, abrangendo a principal área de influência das festas do Senhor de Matosinhos. A igreja localiza-se numa elevação na margem esquerda do rio Leça, sobranceira ao porto de Leixões. 
A sudeste localiza-se a Câmara Municipal de Matosinhos que tem imediatamente adjacente o Jardim Basílio Teles. A nascente, localiza-se o Cemitério Municipal e o edifício sede da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia.
A poente da igreja localiza-se o adro arborizado onde se destaca a existência de um coreto, estátuas, grottos, seis capelas que representam alguns dos Passos da Paixão de Cristo, lago e repuxo e uma fonte de pedra A sudeste, localiza-se o Parque 25 de Abril, inserido num contexto habitacional e comercial. Faz parte dos espaços destinados à Festa do Senhor de Matosinhos. Espaço ajardinado de linhas modernas, o Parque 25 de Abril é constituído sobretudo por relva e arvoredo. Tem várias valências, como o parque infantil, muito procurado pelos residentes.

Fauna e Flora
No largo da Igreja do Bom Jesus estão presentes árvores de grande porte, nomeadamente, plátanos (Platanus orientalis var. acerifolia), que formam vários alinhamentos por todo o largo, e pontuações de outras espécies, como choupo-branco (Populus alba), tília (Tilia tomentosa), salgueiro-chorão (Salix babylonica), teixo (Taxus baccata), araucária (Araucaria heterophylla), castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum), japoneira (Camellia japonica), oliveira (Olea europaea), palmeira-da-china (Trachycarpus fortunei), palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis), carvalho (Quercus coccinea), robínia (Robinia pseudoacaia), padreiro (Acer pseudoplatanus), entre outras. Plantas arbustivas como azáleas e rododendros (Rhododendron sp.), azevinho (Ilex aquifolium), oleagno (Elaeagnus pungens), escova-degarrafas (Callistemon speciosus), pieris (Pieris japonica), evónimo (Euonymus japonica) e hortenses (Hydrangea macrophilla) formam canteiros rodeados por sebes talhadas de buxo (Buxus sempervirens).

Pontos de Interesse
Largo da Igreja:
Coreto, Estátuas, Grottos, Capelas, Lago e repuxo, Fonte de pedra

Parque 25 de Abril:
Parque infantil, anfiteatro ao ar livre, zonas de descanso, painéis de azulejos representativos do património e das lendas e tradições de Matosinhos
Estacionamento gratuito no local

Metro do Porto: Linha A (Azul).
Autocarros STCP - 500; 505; 507/ RESENDE - 105 

Av. D. Afonso Henriques
4454-510 Matosinhos
Tel. 229390900 (Câmara Municipal de Matosinhos)
229 380 586 (Junta dee Freguesia de Matosinhos)


Local: Matosinhos
Hotel Central Parque ****

Hotel Central Parque ****

O Hotel Central Parque, localizado no centro da Cidade da Maia, pela sua proximidade do...
Mais informação
Crowne Plaza Porto

Crowne Plaza Porto

Localizado na zona de negócios da Avenida da Boavista, dispõe de 232 quartos dos quais 40 são...
Mais informação
Casa Mariazinha

Casa Mariazinha

Encerra aos Domingos.
Mais informação
Sushi no Mercado

Sushi no Mercado

A frescura do peixe, a diversidade dos legumes e das frutas, do mercado de Matosinhos, aliam-se...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação