Lagoa de Paramos - Observatório de Aves

Espinho
Descrição
Situada a sul do concelho, em Paramos, a Lagoa de Paramos constitui uma área de interesse ecológico, paisagístico e recreativo, possuindo uma grande diversidade ornitológica e vegetal, sendo de referir que algumas das espécies existentes constam das "Diretivas do Conselho das Comunidades Europeias relativas à conservação das aves selvagens".

São passíveis de distinção três subzonas da Barrinha: a superfície alagada ou laguna, uma zona adjacente permanentemente encharcada e uma zona envolvente menos influenciada pelo lençol freático (Plano Parcial de Urbanização).

A laguna, propriamente dita, constitui um meio "litoral marginal com salinidade variável, de águas geralmente calmas, na qual se depositam sedimentos finos de origem tanto continental como marinha" (Paskoff, R., 1985).

A superfície alagada da Barrinha tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos devido a diversos fatores naturais e humanos, sendo referidos valores na ordem dos 1 450 metros de comprimento e 1 300 metros de largura (C.C.R.N., 1987).

A alimentação de água da laguna provém essencialmente da água do mar, da água da chuva, da água da toalha freática e dos afluentes. Os afluentes desempenham um importante papel ao nível da alimentação de água e de sedimentos. A ribeira de Paramos (concelho de Espinho) e as ribeiras de Cortegaça e de Mangas (concelho de Ovar).

Zona protegida que visa a criação / preservação de uma reserva natural onde se poderão admirar a fauna e a flora locais, sendo um ótimo observatório de aves.

Características:

A entrada pode fazer-se pela Ecovia do Litoral, junto ao Aeroclube da Costa Verde.

Local: Espinho
Pousada da Juventude

Pousada da Juventude

Aqui tens a Nave Polivalente, com vários eventos desportivos e culturais e tens o Parque da...
Mais informação
ESTÚDIO 428

ESTÚDIO 428

RNAL REG. Nº 43324/ALLocalizado em Espinho, a 5 minutos a pé da praia, este apartamento...
Mais informação
Hélice

Hélice

Localizado junto ao aeródromo, o Restaurante Hélice situa-se numa das maiores zonas verdes de...
Mais informação
Casarão do Emigrante

Casarão do Emigrante

DescriçãoO Casarão do Emigrante está ao serviço dos seus clientes desde junho de 1979, quase há...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação