IGREJA DO SALVADOR DE UNHÃO

Felgueiras
Descrição
A Igreja do Salvador de Unhão é um excelente testemunho nacional da arquitetura e da escultura de estilo românico, destacando-se o portal principal com os seus capitéis de decoração vegetalista.
Apesar das transformações que foi recebendo ao longo do tempo, conserva-se ainda a inscrição que regista a dedicação da igreja [início do culto] anterior, em 28 de janeiro de 1165, celebrada pelo arcebispo de Braga, D. João Peculiar.
A referência a “Magister Sisaldis” nesta inscrição e a existência de uma série de siglas [marcas de canteiro/pedreiro] com um “S” de grande dimensão parecem indicar o nome do mestre da obra, elemento raro no panorama da arquitetura românica portuguesa.
A Igreja de Unhão conserva ainda a nave românica, construída durante a primeira metade do século XIII.
No interior destaca-se a imagem de Nossa Senhora do Leite, escultura em calcário policromado de origem desconhecida. A ausência de movimento da imagem, a dimensão da cabeça e das mãos, bem como o olhar fixo e ausente, sugerem que se tratará de uma escultura do estilo românico. Contudo, o facto de o Filho ser representado como uma criança, despida e olhando para a Mãe, é mais comum da religiosidade gótica.

Local: Felgueiras
Quinta da Longra

Quinta da Longra

A Quinta da Longra, situa-se em Sto. Estêvão de Barrosas, pequena aldeia rural do concelho de...
Mais informação
Casa do Tapado

Casa do Tapado

RNAL Nº 61853/ALLocalizada a 1500 metros do Centro Histórico de Amarante, David House (Casa do...
Mais informação
Sossego

Sossego

"O Município de Penafiel tem referências ancestrais no produto Gastronomia e Vinhos. Já desde a...
Mais informação
Pastelaria Fina

Pastelaria Fina

Pastelaria situada junto à Loja Interativa de Turismo de Vizela, mesmo no centro da cidade,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação