Igreja do Salvador de Tabuado

Marco de Canaveses
Descrição

Embora as fontes atestem a existência, no século XII, de dois templos em Tabuado, um dedicado a Santa Maria e outro ao Salvador, este parece ter vingado como orago titular.
Esta Igreja é, contudo, de fundação posterior, provavelmente de meados do século XIII, conforme nos indica a rosácea protogótica da fachada principal e outros elementos ornamentais do edifício.
O portal principal destaca-se pela sua qualidade: tímpano apoiado sobre mísulas [pedras salientes de apoio] em forma de cabeças de bovídeo (tal como no Mosteiro de Paço de Sousa, Penafiel) e capitéis talhados com motivos vegetalistas. Também aqui se apresenta o motivo de pérolas, recorrente no românico das bacias do Tâmega e Sousa.
O campanário apresenta-se como uma torre defensiva. No corpo da nave e ao nível do arco cruzeiro persistem dois contrafortes, que acentuam a volumetria da Igreja.
No interior, o que mais se evidencia do românico é o arco triunfal, cujas arquivoltas assentam sobre duas colunas, sendo as impostas decoradas com dentes de serra e círculos encadeados. Os seus capitéis resultam de um arranjo contemporâneo.
Vibrante é a pintura mural do século XVI que preenche a parede fundeira da capela-mor, representando Cristo juiz, ladeado por São João Baptista e São Tiago Maior.


Local: Marco de Canaveses
Quinta Várzea de Cima

Quinta Várzea de Cima

A Quinta da Várzea de Cima teve origem num pequeno edifício que foi sofrendo sucessivas...
Mais informação
CASA DA VENTOZELLA

CASA DA VENTOZELLA

RNET Nº 4690Casa de campo, século XVIII, inserida na Rota do Românico, onde se pode apreciar o...
Mais informação
Restaurante Quinta do Outeiro

Restaurante Quinta do Outeiro

O Restaurante situa-se na Quinta do Outeiro de Baixo, na freguesia de S. Gonçalo. O espaço de...
Mais informação
Campo D’ouro

Campo D’ouro

"O Município de Penafiel tem referências ancestrais no produto Gastronomia e Vinhos. Já desde a...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação