Igreja de São Nicolau de Canaveses

Marco de Canaveses
Descrição

Edificada na margem esquerda do Tâmega, junto a uma importante via que ligava o litoral ao interior duriense, a Igreja de São Nicolau de Canaveses é de fundação posterior a 1320.
O portal principal atesta esta cronologia tardia: ausência de colunas e capitéis. Por todo o edifício nota-se um despojamento ornamental, acentuando assim o caráter tardio do seu românico, dito de resistência.
De modestas dimensões, sofreu alterações profundas na Época Moderna marcadas pela abertura de janelões retangulares na capela-mor e na nave. Também os arcos triunfal e do batistério, de linguagem classicizante, foram obra deste período.
No interior imperam os paramentos de granito, embora, pelos vestígios existentes, a Igreja devesse ter sido revestida, na viragem da Idade Média para a Época Moderna, com pinturas a fresco, como testemunham os exemplos preservados.
Descobertos acidentalmente em 1973, restam hoje alguns painéis com representações de Santo Antão, na parede norte da nave, fragmentos de uma Anunciação, sobre o arco triunfal do mesmo lado, Santa Catarina de Alexandria, no lado sul da nave, um santo beneditino, junto ao arco triunfal, do lado sul, e outra Anunciação, em camada sobreposta, no mesmo lado da nave.


Local: Marco de Canaveses
Casa de Andrães

Casa de Andrães

A Casa de Andrães, espaço de turismo rural, localiza-se junto à linha do caminho-de-ferro, que...
Mais informação
Quinta do Bacêlo

Quinta do Bacêlo

Quinta do Bacelo está situado no norte de Portugal, em Douro, Termas S. Vicente - Penafiel, a 40...
Mais informação
O Sousa

O Sousa

"O Município de Penafiel tem referências ancestrais no produto Gastronomia e Vinhos. Já desde a...
Mais informação
Restaurante Dona Mafalda

Restaurante Dona Mafalda

Situado às portas da cidade do Marco de Canaveses, com uma vista privilegiada sobre o rio...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação