Pequena Igreja, cujo estilo românico primitivo se apresenta em bom estado de conservação. Edificada na segunda metade do século XIII num pequeno planalto, foi dedicada ao bispo Santo Isidoro.
Na sua estrutura destaca-se o elaborado portal principal. Os toros das arquivoltas ligam-no ao românico portuense, os fustes cilíndricos e prismáticos que as sustentam aproximam-no do românico disseminado pela bacia do Sousa e as palmetas nas impostas ligam-no ao eixo Braga-Rates.
No interior, a luz passa por estreitas frestas que acentuam o despojamento ditado pela intervenção de restauro de 1977. O arco triunfal, que divide a capela-mor da nave, apresenta-se ligeiramente quebrado e desprovido de qualquer ornamento.
Salta à vista a pintura a fresco que reveste parte da parede fundeira da capela-mor. Datado de 1536 e assinado pelo pintor Moraes, o conjunto pictórico apresenta-se à maneira de um tríptico, que, lido da esquerda para a direita, apresenta a Virgem com o Menino, Santo Isidoro e Santa Catarina de Alexandria.
Nas paredes laterais podemos ainda observar, do lado esquerdo, um São Miguel que pesa as almas e, do lado direito, um São Tiago Apóstolo, vestido como romeiro.
Local: Marco de Canaveses