IGREJA DE SANTA MARIA DA ESTELA

Póvoa de Varzim
Descrição
A antiga igreja paroquial, que antes se localizava próxima do ribeiro denominado Rio Alto, foi para aqui deslocada em 1800.

O edifício foi todo restaurado entre 1982 – 1985.

É um templo neoclássico, de planta longitudinal, que dispunha de nave única, a que os restauros recentes adicionaram duas naves laterais, na zona contígua ao arco cruzeiro.

A frontaria é marginada por torre sineira do lado esquerdo (do observador), rematada por frontão triangular, revestida de azulejos brancos e decorada com três registos azuis e brancos: um com a imagem de Imaculada Conceição e duas cenas da vida de Cristo.

A capela-mor apresenta retábulo e mobiliário de talha neoclássica e teto de caixotões pintados (com cenas da vida da Virgem e motivos decorativos vegetalistas e geométricos).

Os retábulos neo-barrocos no corpo da igreja, assim como quase todas as imagens, são obras da 2.ª metade do século XX. De destacar, na zona do coro baixo, uma interessante tela com a representação das Almas do Purgatório, com Cristo Crucificado e Santos, do século XVII ou XVIII.



Local: Póvoa de Varzim
APARTAMENTO DA PRAIA

APARTAMENTO DA PRAIA

RNAL: 67606/ALApartamento T2, com elevador e a somente 50mt da praia (situado em segunda linha...
Mais informação
HOTEL CONTRIZ **

HOTEL CONTRIZ **

O Hotel Contriz está situado no litoral norte do concelho da Póvoa de Varzim, na freguesia de...
Mais informação
Adega do Monte

Adega do Monte

Restaurante aderente ao projeto "O NOSSO PEIXE", que apresenta, na sua ementa, uma seleção de...
Mais informação
Restaurante Três Arcos

Restaurante Três Arcos

Restaurante com decoração tradicional e um ambiente agradável.Especialidades:Carne: Cabrito...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação