Há Festa na Aldeia em UL

Oliveira de Azeméis
Descrição
"Há Festa na Aldeia" é um projecto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atractividade em espaços rurais com características próprias (aldeias de Areja, Couce, Porto Carvoeiro, Ul e Vilarinho de S. Roque). Promovido pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) - em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo - o projecto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento activo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.

As origens de Ul (Oliveira de Azeméis) são antiquíssimas, sendo o étimo “uria”, ou seja ribeiro o topónimo céltico que designa a freguesia e o rio que a banha. 
A aldeia abrange os lugares do Avelão, Crasto e Salgueirinha, onde se insere o Parque Temático Molinológico de Ul, um autêntico “museu vivo” das estruturas da confecção do pão e de moagem de cereais com mais de 200 anos de existência. 
Os moinhos de água, cuja existência é aludida com pormenor no século XVIII, são uma referência local. No início, ai se moía o milho, depois o trigo e, mais tarde, passou a descascar-se o arroz.

Local: Oliveira de Azeméis
Feira Hostal & Suites

Feira Hostal & Suites

RNAL REG. Nº 50340/ALAlojamento perfeito no coração da cidade, Eco Friendly, com Restaurante,...
Mais informação
Casa da Rosalina

Casa da Rosalina

Casa da Rosalina ? Traços d?OutroraSituada no ponto mais aldo da aldeia de Trebilhadouro, esta...
Mais informação
Quinta de Vilar

Quinta de Vilar

Serviço de planeamento de eventos.
Mais informação
Quinta da Devesa Restaurante

Quinta da Devesa Restaurante

Quinta da Devesa RestauranteInserido em ambiente agrícola e florestal, a Quinta da Devesa...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação