Garganta do Paiva (geossítio 36)

Arouca
Descrição
A Garganta do Paiva corresponde a um segmento do rio Paiva onde o leito se torna mais estreito e se prolonga desde a ponte de Alvarenga até ao Vau (G30). Esta ponte, datada do século XVIII, foi mandada construir por alvará de D. Maria I, no ano de 1791. É composta por dois arcos de volta inteira, possui 42 metros de comprimento e é em cantaria. Sobre a ponte é possível observar, para jusante, o vale do Paiva encaixado sobre paredes graníticas abruptas que, curiosamente, contrasta com o vale bem mais aberto, a montante desta ponte. Este estrangulamento deve-se à maior resistência do granito de Alvarenga à meteorização e erosão quando comparada com as rochas metassedimentares a montante da ponte, num fenómeno de erosão diferencial. Integrado neste troço destaca-se ainda a ocorrência de marmitas de gigante e da Cascata das Aguieiras (G35).
A área correspondente a este geossítio é, também, um clássico das águas bravas em Portugal, constituído por desafiantes rápidos de classe IV+ e V, numa escala de I a VI. Merece particular relevo o «Rápido Grande» , um rápido longo e técnico, sendo o palco da espetacular da prova anual de Kayak Extremo do Paiva Fest.
As íngremes paredes rochosas deste geossítio são, ainda, ricas em biodiversidade saltando à vista manchas coloridas de verde-limão que correspondem ao líquen Acospora hilaris (indicador de clima mediterrâneo). As fraturas naturais na rocha granítica são, ainda, refúgio para inúmeras aves de rapina que sobrevoam o vale do Paiva.


Local: Arouca
Casa do Passadiço

Casa do Passadiço

A Casa do Passadiço tem uma localização privilegiada inserida no Arouca Geopark, no coração da...
Mais informação
Apartamento Alegria

Apartamento Alegria

RNAL Registo nº 31674/ALO Apartamento Alegria está situado no centro histórico da Vila de...
Mais informação
Assembleia Wine Bar & Restaurant

Assembleia Wine Bar & Restaurant

É um espaço com uma apresentação moderna e sofisticada e ao mesmo tempo confortável e acolhedor...
Mais informação
Restaurante Tendais

Restaurante Tendais

A meia encosta, na abrangência natural da Serra de Montemuro, o restaurante Tendais está...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação