Fonte e Lenda do Dente Santo

Vila Verde
Descrição
No lugar de Borges, na freguesia de Aboim da Nóbrega, onde ainda hoje existe uma fonte com alminhas, ladeando uma casa (fonte do Dente-Santo), vivia um homem de nome Manuel António Martins (1920), que possuía um dente de S. Frutuoso - abade de Constantim (Vila Real), o qual tinha poderes excepcionais para curar mordedelas de cão raivoso. Este Dente foi referido já no séc. XVII e a tradição diz que o dente tinha mais de oitocentos anos.
Manuel António pertencia à família de "Os do Feitor", ou "Dentes-Santo", a qual teria recebido o dente dum fidalgo solteiro, que à hora da morte o deixou a um criado. O Dente Santo ou Dente de São Frutuoso, teria igualmente sido oferecido directamente pelo Santo ao Fidalgo, antes de morrer, dizendo-lhe: Quem possuir este dente não será rico, mas será sempre remediado, e nunca passará necessidades. Só poderá ser possuído por um varão. O dente foi assim passando de geração em geração.
Conta-se que muitas pessoas vinham procurar, a Borges, as benzeduras do Dente-Santo, e que ninguém do lugar teria morrido com a doença da "raiva". A benzedura era feita com o dente (que estava pendurado numa corrente de prata) acompanhada da seguinte reza: "Em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo / E de S. Frutuoso / Eu te benzo / E tocado por mim nunca serás raivoso".

Local: Vila Verde
QUINTA DAS MARINHAS

QUINTA DAS MARINHAS

Encerrado temporariamente entre  2020-09-20 e 2021-04-30Datada do século XVIII, os seus...
Mais informação
CASA DE LETRIGO

CASA DE LETRIGO

Registo nº 47620/ALEsta casa de férias, estilo rústico, foi totalmente restaurada, com quartos...
Mais informação
Terminal Coimbra

Terminal Coimbra

O Terminal Coimbra reflete um novo conceito de hamburgueria. Inaugurada em novembro de 2014,...
Mais informação
Restaurante "Solar do Galvão"

Restaurante "Solar do Galvão"

Horário: 12h00 ? 15h00 |  19h00 ? 24h00Dia de Descanso: Férias: Nº de Lugares: 62 : Não Tipo de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação