Falha da Espiunca (geossítio 32)

Arouca
Descrição
Junto à ponte da Espiunca, na margem direita do rio Paiva, ocorre um significativo afloramento geológico no talude da estrada caracterizado por bancadas maciças, de quartzitos negros com disseminação de sulfuretos (formação Espiunca) e espessura variável, que foram intersetadas por uma falha – falha da Espiunca, de elevado valor educativo, pois faz lembrar as representações esquemáticas explicativas deste facto nas publicações de geologia. Neste sentido, a partir deste geossítio é possível observar os diversos elementos que caracterizam as falhas geológicas, nomeadamente o plano de falha (superfície onde decorre o deslocamento), o teto (bloco situado acima do plano de falha), o muro (bloco situado abaixo do plano de falha e o rejeito (medida do deslocamento dos blocos).
Os estratos quartzíticos originaram-se por deposição de areias, em ambiente litoral, há mais de 500 milhões de anos e enquadram-se nas litologias pertencentes ao Supergrupo Dúrico-Beirão. Estes foram afetados por uma falha, responsável pela movimentação de blocos em resultado de movimentos distensivos, provavelmente ocorridos durante a Orogenia Varisca e reativada pela Orogenia Alpina.
Conhecida como a falha da Espiunca é considerada uma falha normal, por o bloco superior não se sobrepor ao bloco inferior. O deslocamento dos blocos – rejeito, e de cerca de 1,70 metros e tem uma direção NNE-SSW.
Próximo do geossítio existe um painel interpretativo deste fenómeno geológico.


Local: Arouca
Casa do Paúl

Casa do Paúl

Situado em Espiunca, a poucos metros do rio Paiva, este alojamento é o resultado da recuperação...
Mais informação
Casa do Lagar

Casa do Lagar

Antigo lagar rural restaurado com amplo espaço interior e exterior com todas as condições e...
Mais informação
Casa Sernada

Casa Sernada

Tem capacidade para 22 pessoas. As especialidades são, vitela assada no forno, rojões à Sernada,...
Mais informação
Testinha

Testinha

Tem capacidade para 30 pessoas, tendo como especialidades as seguintes: vitela assada, bacalhau...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação