Estátua-Menir do Alto da Escrita

Tabuaço
Descrição
Em meados de 1997, os arqueólogos na companhia do Senhor Presidente a Câmara e Vice-presidente da época, numa breve visita ao "Alto da Escrita"  resultou numa das mais sensacionais descobertas arqueológicas tidas neste concelho.

Efectivamente, uma rara e bela escultura antropomórfica jazia anonimamente sobre um muro que ladeia um caminho carreteiro, apresentando a face principal virada para cima.

Pese embora esta peça tenha sido encontrada deslocada, é possível que originalmente estivesse posicionada verticalmente nas imediações, podendo relacionar-se com uma via antiga de passagem.

Trata-se de uma peça em granito medindo 1,66 m de comprimento total, 0,42 m de largura na extremidade superior, 0,44 m na zona da cintura e 0,42 m na base. A  espessura é variável ao longo da peça, sendo de 0,10 m na extremidade superior, 0,18 m na cintura e 0,11 m na base.

Apresenta uma configuração sub-rectangular, revelando um cuidado extremo no tratamento das superfícies, sobretudo no anverso. De facto, estas foram preparadas por picotagem, com excepção unicamente da base que, primitivamente, estaria enterrada. A peça apresenta um ligeiro lascamento na zona mesial, correspondendo ao extremo direito do cinturão. 

Os motivos foram gravados por picotagem, por vezes seguidos por polimento, apresentando uma secção em U.

É no anverso que se encontra gravados os motivos principais. Ao nível superior podemos observar uma decoração "peitoral" representando presumivelmente um colar concêntrico.

Ao meio foi gravado um cinturão com 0,12 m de largura, apresentando uma linha horizontal centra com doze orifícios circulares.

O complementar o conjunto, foi gravado um motivo muito pouco profundo que aparente ser uma arma. Sob o cinturão foram gravadas duas linhas oblíquas (uma com 13 cm e outras com 19 cm), paralelas, cujo significado nos escapa.

A Estátua-Menir do Alto da Escrita poderá, genericamente, corresponder a uma fase de transição de pequenas peças calcolíticas para as de maior dimensão e de contorno antropomórfico, podendo estar cronologicamente inserida na transição do IIIº para o IIº milénio a. C.

Local: Tabuaço
Quinta Manhãs D'Ouro

Quinta Manhãs D'Ouro

A Quinta Manhãs D?Ouro situa-se em Provesende, uma pequena e acolhedora aldeia integrada no...
Mais informação
QUINTA DO TEDO

QUINTA DO TEDO

RNET Nº 7057No Tedo, você pode relaxar e desfrutar de um mergulho na piscina ao ar livre, que...
Mais informação
Restaurante "A Churrasqueira"

Restaurante "A Churrasqueira"

Este restaurante de pequena capacidade abriu ao público com nova gerência em julho de 2016, na...
Mais informação
Restaurante "Tachinho da Té"

Restaurante "Tachinho da Té"

É um espaço muito agradável e acolhedor, com  estilo moderno e intimista. Dispõe de uma...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação