Estação Rupestre de Campelo

Mondim de Basto
Descrição
Sítio composto por três afloramentos de granito, na encosta do Monte Farinha. O primeiro, destacado na envolvente devido às suas grandes dimensões, possui uma superfície bastante irregular, marcada por relevos, fendas e ângulos, gravado por picotagem e abrasão, com uma organização compositiva muito complexa, integrando círculos concêntricos, reticulados e paletes, entre outros, estendendo-se, praticamente, por toda a face superior e integrando as irregularidades da rocha na própria configuração das gravuras.

O afloramento conserva dois furos, feitos há duas décadas, com broca mecânica, com o intuito de o fender e aproveitar os blocos daí resultantes. O objectivo não foi alcançado pela oposição do proprietário do terreno, alertado pelos operários que se aperceberam da existência das gravuras. O segundo, actualmente desaparecido, distava do primeiro cerca de 20 metros para NNO.
De pequenas dimensões e pouco saliente no terreno, tinha um único motivo gravado constituído por várias circunferências concêntricas, com “fossette” central e haste ondeada. O terceiro junto do primeiro, possui gravadas diversas paletes quadrangulares e covinhas. Nas escavações realizadas na envolvência dos penedos recolheu-se um dormente de mó de vaivém, um fragmento de ponta de seta e algumas cerâmicas, de feitura manual, de partes grosseiras, aparentemente enquadráveis na Idade do Bronze.


Local: Mondim de Basto
Horizonte Monte Verde

Horizonte Monte Verde

79833/ALFique no tranquilo e acolhedor alojamento Horizonte Monte Verde, onde a ênfase está num...
Mais informação
Casa das Mourôas - Turismo Rural

Casa das Mourôas - Turismo Rural

Localizada no centro de Mondim De Basto, aluga moradia única dos finais do século XIX (casa das...
Mais informação
Adega Regional Casa da Caínha

Adega Regional Casa da Caínha

Um espaço pequeno e acolhedor, onde os sabores tradicionais compõem os pratos que servimos. No...
Mais informação
Restaurante Esplanada Casa do Lago

Restaurante Esplanada Casa do Lago

É neste local com uma vista privilegiada para Nossa Senhora da Graça que iniciamos, uma...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação