Um dos espaços museológicos mais interessantes de Melgaço é o Espaço Memória e Fronteira. Inserido no antigo edifício do matadouro municipal – remodelado e ampliado em 2007 –, este museu tem como temática a história contemporânea do concelho, com ênfase na emigração e no contrabando.
Percorrendo as suas salas, ingressamos no mundo da emigração ilegal dos anos 60 e 70, conhecendo todos os momentos, desde as causas, a preparação da viagem e a viagem em si, até ao chegada e vivência no país de acolhimento. Um perfeito retrato social das centenas de filhos da terra que Melgaço viu partir, não esquecendo os reflexos deste êxodo no concelho.
É aqui também feito um retrato do contrabando que fez viver na clandestinidade tantos melgacences. Destacamos os testemunhos reais documentados que nos transportam para a época em que se ia “a salto” para o estrangeiro. Um museu feito de memórias de pessoas reais.
O espaço dispõe também, como não poderia deixar de ser, de um gabinete de atendimento a emigrantes e imigrantes.
Deixe que este moderno museu o conduza pelas histórias da História, vislumbrando um pouco sobre os dois fenómenos sociais mais marcantes de Melgaço.
Local: Melgaço