Escultura do Mineiro - Ovadas de Cima

Resende
Descrição

António Pinto Madureira, mineiro de profissão que lhe serviu de alcunha, veio para S. Cipriano, em 1920, para abrir uma mina e por aqui ficou.
O “Mineiro” possuía dotes de curandeiro. A ele acorriam pessoas de vários locais, que na aflição procuravam a cura das suas doenças e maleitas. Tais dons valeram-lhe uma pena de prisão de 7 meses e 15 dias, substituída por uma multa de 30 escudos por cada dia de condenação.

Mas é a sua faceta artística que merece destaque. Alminhas, Cruzeiros e Estátuas de Santos, foram cuidadosamente esculpidos e trabalhados no granito, numa conjugação entre elementos profanos e religiosos.

Este belissímo trabalho do Mineiro, em Ovadas de Cima é designado de Nossa Senhora de Fátima e os Três Pastorinhos.

Local: Resende
Casa da Garagem

Casa da Garagem

Inserida no empreendimento Casa da Torre de Portomanso, a Casa da Garagem dispõe de dois...
Mais informação
Casa da Porta de Cochêca

Casa da Porta de Cochêca

A Casa da Porta de Cochêca insere-se no empreendimento de Turismo de Habitação da Casa de...
Mais informação
Fundação Eça de Queiroz

Fundação Eça de Queiroz

A Fundação Eça de Queiroz é uma instituição sem fins lucrativos dedicada não só à divulgação da...
Mais informação
Restaurante Kibom

Restaurante Kibom

Especialidade: Vitela Arouquesa AssadaPreço médio: 12?/doseHorário: 08h / 22h;Lugares sentados:...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação