Emerge imponente no centro da cidade o Convento de São Gonçalo, convidando a parar uns minutos e a contemplar esta referência local, que figura como monumento nacional desde 16 de junho de 1910. No ano de 1543 foi lançada a primeira pedra, precisamente no local onde outrora tinha sido construída uma ermida em honra de São Gonçalo. A riqueza e diversidade de elementos arquitetónicos testemunham as diversas etapas da sua construção, prolongada por 80 anos, atravessando vários reinados e colhido influências renascentistas, maneiristas, barrocas e oitocentistas.
A fachada lateral possui um magnífico portal retabular e uma galeria superior, denominada Varanda dos Reis, onde figuram as estátuas dos quatro monarcas patrocinadores da sua construção: D. João III, D. Sebastião, Cardeal-Rei D. Henrique e D. Filipe I.
No piso térreo, de estilo renascentista, S. Francisco e S. Domingos são os protagonistas. Acima do arco sobressaem duas figuras (com barbas compridas) que se julgam ser os reis David e Salomão. Já de estilo maneirista, no segundo piso, sustentado por seis colunas com capitéis coríntios, encontramos, entre elas, a imagem, em pedra, de São Gonçalo, tendo por base uma ponte de três arcos de volta perfeita com ameias.
Dependências conventuais adossadas lateralmente à igreja, desenvolvem-se, a este (no 2º claustrou) com o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, rematado, a norte (no 3º claustro) com o corpo onde estão instalados os Paços do Concelho.
Local: Amarante
A fachada lateral possui um magnífico portal retabular e uma galeria superior, denominada Varanda dos Reis, onde figuram as estátuas dos quatro monarcas patrocinadores da sua construção: D. João III, D. Sebastião, Cardeal-Rei D. Henrique e D. Filipe I.
No piso térreo, de estilo renascentista, S. Francisco e S. Domingos são os protagonistas. Acima do arco sobressaem duas figuras (com barbas compridas) que se julgam ser os reis David e Salomão. Já de estilo maneirista, no segundo piso, sustentado por seis colunas com capitéis coríntios, encontramos, entre elas, a imagem, em pedra, de São Gonçalo, tendo por base uma ponte de três arcos de volta perfeita com ameias.
Dependências conventuais adossadas lateralmente à igreja, desenvolvem-se, a este (no 2º claustrou) com o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, rematado, a norte (no 3º claustro) com o corpo onde estão instalados os Paços do Concelho.
Local: Amarante