Conjunto Megalitico da Serra da Aboboreira

Baião
Descrição
Desde 1978 que a Serra da Aboboreira tem sido palco de um estudo sistemático dos seus valores arqueológicos, dos quais se destacam os monumentos conhecidos como megalíticos. Tratam-se de monumentos funerários, construídos durante o Neolítico, entre o Vº e o IVº milénio A.C., e que marcam a paisagem. Estes dólmens eram construídos com pedras (lithos), de médias ou grandes dimensões (mega), sobrepostas e numa posição mais ou menos vertical. Sobre estas era ainda colocada uma tampa, também de pedra. Estes receptáculos eram depois cobertos por um montículo artificial de terra e pedras (mamoa).

Do  conjunto megalítico existente na região, propõe-se uma visita a pelo menos cinco monumentos, onde poderá encontrar:

Dólmens, abertos ou fechados, onde se manteve exposta a couraça pétrea da mamoa (Outeiro de Gregos 2 e 3);
Pequeno dólmen, com tampa e mamoa de reduzidas dimensões (Meninas do Crasto 3);
Dólmen de Outeiro de Ante 1, construído numa elevação natural, destacando-se fortemente na paisagem. Infelizmente, a maioria dos seus esteios foram cortados.
Dólmen de Chã de Parada, Monumento Nacional desde 1910, de grandes dimensões, com gravuras nos seus esteios e com um corredor dede acesso.

Local: Baião
O Casarão

O Casarão

O Casarão é uma bonita casa do século XIX, localizada numa zona que era, então, atravessada por...
Mais informação
Quinta de Vila Verde

Quinta de Vila Verde

O empreendimento "Paixão Ancestral, turismo em espaço rural na qualidade de casa de campo"...
Mais informação
ALQUIMIA BISTRÕ RESTAURANTE

ALQUIMIA BISTRÕ RESTAURANTE

O Alquimia Bistrô Restaurante está localizado no Marco de Canaveses, num local calmo e...
Mais informação
Restaurante Nantilde

Restaurante Nantilde

Restaurante Nantilde tem ao seu dispor um excelente Restaurante, onde para além de Almoços e...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação