O Cine Teatro Eduardo Brazão foi inaugurado em 12 de Fevereiro de 1928 com um espetáculo pela célebre Companhia de Teatro de Amélia Rey Colaço - Robles Monteiro, tendo durante décadas, constituído um importante polo de difusão cultural e de lazer da região.
O evoluir dos tempos provocou a lenta degradação do "Eduardo Brazão" até que a Câmara de Municipal de Gaia, exercendo o "direito de preferência", adquiriu o espaço em Setembro de 1992, primeiro passo para a sua requalificação entregue ao Arquiteto Joaquim Massena, acompanhado pelo Escultor José Rodrigues e pelo Pintor José Emídio.
A 19 de Maio de 2007 deu-se a inauguração do requalificado e ampliado Cine Teatro Eduardo Brazão, tendo a parte cultural integrado um espetáculo com a presença de Carlos do Carmo.
Sala de Espetáculos - O Cine Teatro Eduardo Brazão, composto por dois pisos, integra uma sala de espetáculos com 275 lugares, distribuídos por uma plateia e um balcão com 241 e 61 lugares, respetivamente.
Palco - O palco possui uma área de 70 metros quadrados, dos quais 16 metros quadrados se situam à frente da boca de cena, onde existe um fosso de orquestra com cerca de 13,5 metros quadrados, devidamente equipado com um dispositivo hidráulico, que lhe permite ajustar-se a vários níveis de altura e permite igualmente o acesso de diverso material e equipamento, nomeadamente um piano de cauda.
Outras Áreas - O Cine Teatro Eduardo Brazão, onde se destaca a beleza da sala de espetáculos, está dotado de quatro camarins duplos, devidamente equipados, que apoiam a estrutura, além de uma "régie" que inclui a cabine de projeção cinematográfica e o equipamento de luminotecnia e sonoplastia, conjuntamente com o sistema de vídeo projeção.
Local: Vila Nova de Gaia