Centro de Memória de Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo
Descrição

As raízes deste projeto remontam ao final do século passado, estando intimamente ligada à doação de fundos ao Município por parte dos herdeiros do Prof. Santos Júnior, do Embaixador Armando Martins Janeira, e do Padre Joaquim Manuel Rebelo, bem como da vontade de várias pessoas e famílias de entregarem livros, documentos e outros objetos, ficando provisoriamente no edifício da Biblioteca Municipal.

Para a sua concretização, em 2002 o Município decide adquirir um espaço contíguo às instalações da Biblioteca e Arquivo Municipal. Entre 2003 e 2008, decorrem as obras de remodelação e adaptação do espaço, com um investimento total superior a 400 mil euros, sendo cofinanciado em 195 mil euros pelo PO Norte (Programa Operacional o Norte).

Em 1 de Março de 2008 o Centro de Memória de Torre de Moncorvo é finalmente inaugurado. Desde esta data o Centro de Memória tem enriquecido as suas coleções com a doação de diversos fundos pessoais e familiares, institucionais, empresariais, temáticos e digitais. Tem igualmente realizado diversas atividades dentro do seu âmbito, tanto dentro como fora de portas: exposições de diversas temáticas, recolhas, colaboração em várias publicações, visitas guiadas, colaboração com investigadores e instituições nacionais e internacionais, constituição e apoio a diversos projetos de investigação.




Local: Torre de Moncorvo
Casa da Avó

Casa da Avó

Refeições com pratos típicos da região, doçaria tradicional, vinhos da região. Ambiente...
Mais informação
Casa Dona Maria Luiza

Casa Dona Maria Luiza

A Casa Dona Maria Luiza localiza-se no limite do Centro Histórico da encantadora vila medieval...
Mais informação
Restaurante “O Frango”

Restaurante “O Frango”

Especialidades:Lombo no Tacho; Bacalhau à Nuestros Hermanos; frango no Espeto; Frango à Brás.
Mais informação
Restaurante “O Jardim”

Restaurante “O Jardim”

Especialidades:Posta à Jardim; Polvo à Jardim; Bacalhau à Jardim; Feijoada à Brasileira, Picanha...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação