O Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis foi criado em 1966, com o nome de Instituto de Francês contando, na altura, com o apoio da Câmara Municipal. Posteriormente, em 1971, durante o mandato do presidente Leopoldo Soares dos Reis e do vice-presidente Ângelo Azevedo, é criado o Instituto de Inglês emergindo, mais tarde, os cursos de Alemão e Espanhol. Em Junho de 1991, o então presidente da autarquia, Ramiro Alegria, decide atribuir estatuto próprio aos institutos passando este a designar o actual Centro de Línguas, sediado no edifício rainha, em Oliveira de Azeméis.
O corpo docente é composto por seis professores e a estrutura organizacional de gestão é formada pela Direcção e secretaria.
O Centro de Línguas pretende ser um espaço de sensibilização para a educação garantindo aos alunos a obtenção de resultados de uma forma eficaz e atraente, através de métodos inovadores, como apoio audiovisual DVD’s e CD’s, leccionados por professores diplomados e experientes.
O Centro que conta com mais de 40 anos de experiência a ensinar idiomas, é frequentado por cerca de quatro centenas e meia de alunos de várias faixas etárias ministrando Inglês, Francês, Alemão e Espanhol.
O Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis tem como missão assegurar o ensino das línguas contribuindo, de forma activa, no desenvolvimento de competências linguísticas capazes de responder com eficácia aos desafios de um mundo globalizado.
A missão do Centro passa também por fornecer a todos os alunos aptidão linguística necessária para comunicar no país ou no estrangeiro, para fins profissionais ou de lazer.
Conhecer outras línguas e culturas é um importante contributo para o bem-estar social e económico de qualquer sociedade.
A aprendizagem dos idiomas são capacidades fundamentais na sociedade pelo facto de permitirem a realização pessoal e intelectual.
Local: Oliveira de Azeméis