Central Hidroelétrica em Covas

Vila Nova de Cerveira
Descrição
A Central Hidroelétrica em Covas está localizada na margem direita do rio Coura, tendo acesso através de um trilho pedestre e relaciona-se com a outra margem por pontão.
Edifício construído em alvenaria de granito rebocada e pintada a branco, apresenta planta retangular subdividida em dois corpos contíguos - o esquerdo, a ‘sala dos quadros eléctricos’, e o direito, a sala das turbinas/alternadores. Às coberturas escalonadas de duas águas terão correspondido estruturas de madeira sob telha cerâmica. A cobertura do corpo mais elevado compreende uma chaminé.
Na frontaria, voltada a sul, a fenestração é feita por vãos retangulares, uma porta encimada por janela no corpo esquerdo e janela/porta enquadrada por duas janelas no corpo direito.
A empena poente exibe porta de verga encurvada, acedida por escada, encimada por vão e estrutura de onde saíam os cabos elétricos.
O espólio que se encontrava no interior foi sendo furtado. Contudo, muito recentemente foi alvo de uma intervenção tendo em vista a sua “musealização” com o intuito de preservar um dos elementos mais significativos da história das hidroelétricas em Portugal.

Local: Vila Nova de Cerveira
Quinta de S. Roque

Quinta de S. Roque

A Quinta de S. Roque, com origem no séc. XVIII, possui o encanto arquitectónico das casas de...
Mais informação
Adega Regional O Barbaças

Adega Regional O Barbaças

Segunda a Domingo das 07:00 às 02:00. Encerra no Domingo após o almoço.Especialidades da casa:...
Mais informação
Braseirão do Minho

Braseirão do Minho

Quem passa pelo coração do Alto Minho não pode deixar de fazer a ligação gastronómica à região,...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação