A casa que aloja o Museu foi outrora a casa de habitação de João Marques de Almeida Carvalho, que a legou por testamento (com grande parte do seu recheio e a maioria dos seus bens), à Fundação Museológica Oliveirense, a entidade que gere a Casa-Museu. A Casa-Museu Regional herdou igualmente a totalidade dos bens de Constantino José de Carvalho, o que levou ao enriquecimento do património da instituição.
Atualmente, os objetos expostos estão distribuídos nos espaços do domínio do museu: Jardim, Cozinha, Logradouro coberto, Quatro salas no 1º andar, Rés-do-chão e na Varanda envidraçada e de estilo colonial. Em exposição permanente, o museu apresenta achados arqueológicos encontrados nos castros de Ul e de Ossela; monumentos em pedra; alfaias agrícolas; trajes tradicionais; objetos em vidro do “Centro Vidreiro”; barros negros de Ossela e da Fábrica “Regalado”; rádios antigos; fotografias antigas e material fotográfico da “Foto Paúl”;a recriação de uma cozinha antiga da região, e o Gabinete de Leitura Ferreira de Castro que conserva o manuscrito da sua primeira grande obras – “Os Emigrantes”.
Conta também com várias salas de exposições temporárias.
No percurso histórico da Casa-Museu Regional, importa salientar a publicação de cinco tômos da “Ul-Vária”, desde 1994, com artigos de elevado interesse histórico-cultural, de âmbito local e regional (Região Entre Douro e Vouga).
A entrada é gratuita.
Horário de funcionamento: De Segunda a Sexta-Feira, das 9h às 12:30h e das 14h às 18h.
Encerra ao Sábado, Domingo e nos feriados.
Local: Oliveira de Azeméis