Casa de São Sebastião

Vila do Conde
Descrição
A construção deste edifício remonta ao século XVII, facto que se pode constatar através da análise do imóvel, detetando-se, no mesmo, intervenções de várias épocas.
O seu primeiro proprietário conhecido foi Frei Manuel Azevedo e Ataíde, Comendador da Ordem de Cristo, natural de Barcelos, que vendeu o solar a Frei João Carneiro Rangel e sua mulher, em 1672. O solar permanecerá na posse da família até aos primeiros anos da segunda metade do século XIX. D. Joana Figueiredo de Vasconcelos Vieira de Lira Sotomaior é a última herdeira e representante da família da Casa de São Sebastião e será ela quem a venderá ao promissor causídico, Dr. José Joaquim Figueiredo de Faria que, em 1852, toma posse como administrador do concelho de Vila do Conde.
A família Figueiredo de Faria habitou a casa durante três gerações, tendo-a vendido, posteriormente, ao município. Esta família foi uma ativa defensora dos interesses locais, ocupando cargos na administração local, para além de terem sido procuradores às Cortes. Estão também ligados à industrialização local, pois fundaram a Fábrica de Lápis Portugália, além de terem participações noutras sociedades industriais e às iniciativas de âmbito turístico, ligadas ao incentivo da frequência da praia vilacondense, que surgiram na localidade, como é o caso do Teatro Afonso Sanches, do Casino, do Hotel Solar, da Sociedade de Propaganda da Praia, entre outros.
O brasão de armas, apeado durante a ocupação da família Figueiredo de Faria, foi recolocado depois das obras de intervenção e ampliação recentemente sofridas e que transformaram o solar no Centro de Memória de Vila do Conde. Datado da segunda metade do século XVlll, é um magnífico exemplar trabalhado em pedra calcária, esquartelado, representando a família que a habitou entre 1672 e 1856 e que por alianças matrimoniais foram: Pereira, Rangel, Coutinho e Carneiro.

Atualmente CENTRO DE MEMÓRIA DE VILA DO CONDE.

Local: Vila do Conde
PÓVOA CITY CENTRE APARTMENT

PÓVOA CITY CENTRE APARTMENT

RNAL: 60268/ALO Póvoa City Center Apartment está situado no centro da cidade da Póvoa de Varzim...
Mais informação
Pousada de Juventude de Vila do Conde

Pousada de Juventude de Vila do Conde

A recente recuperação do imóvel permitiu a criação de uma Pousada de Juventude de referência no...
Mais informação
Adega do Monte

Adega do Monte

Restaurante aderente ao projeto "O NOSSO PEIXE", que apresenta, na sua ementa, uma seleção de...
Mais informação
Restaurante Praça Velha

Restaurante Praça Velha

Restaurante aderente ao projeto "O NOSSO PEIXE", que apresenta, na sua ementa, uma seleção de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação