Caminho de Santiago

Felgueiras
Descrição
Percurso numa extensão de cerca de 20 km, habilitado para praticantes de pedestrianismo e BTT, com início em Borba de Godim – fronteira com o concelho de Amarante, com passagem por: Borba de Godim, Vila Cova da Lixa, Caramos, Moure, Margaride, Pombeiro e final na Freguesia de Vila Fria, junto à ponte do Arco. Esta atividade desenvolve-se no percurso denominado “Caminhos de Santiago em Felgueiras”, eixo sinalizado, resultado da parceria entre o Bicicleta Clube de Felgueiras, a Salta Fronteiras Associação e o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa.

O território do Vale do Sousa, teve ao longo dos séculos, um papel de charneira na ligação entre as comunidades a sul do Douro e aqueles que se estendiam para Norte para a fronteira do Minho, na sua grande maioria uma rede viária herdada do Império Romano. A qualidade da terra e a amenidade do clima ajudou à fixação das populações e à multiplicação das comunidades. Nasceram novas centralidades e novos caminhos, mas muitos deles a persistir apesar de adaptados às realidades atuais.

Recuperando vários registos históricos, nomeadamente, o “Caminho de Torres”, realizado por D. Diego de Torres Villarroel, em 1737, de Salamanca a Santiago de Compostela, com relato no livro: “Peregrinación al Glorioso Apóstol Santiago de Galicia”, apuramos que estas peregrinações, com destino a Santiago de Compostela, marcaram profundamente a história da região, juntando diferentes costumes e culturas, cujos reflexos ainda se fazem sentir nos dias de hoje.



Local: Felgueiras
Casa da Colina

Casa da Colina

Aninhada entre socalcos verdes, com uma vista deslumbrante para o vale, onde serpenteia o...
Mais informação
Monverde Wine Experience Hotel ****

Monverde Wine Experience Hotel ****

Na Quinta de Sanguinhedo, situada no norte de Portugal, entre as cidades de Felgueiras e...
Mais informação
Taberna da Mouraria - Lixa

Taberna da Mouraria - Lixa

Ambiente aconchegante, ótimos petiscos - onde se destacam as moelas, os rojões, a alheira, a...
Mais informação
Restaurante “Querido, o Jantar está pronto”

Restaurante “Querido, o Jantar está pronto”

O "Querido, o jantar está pronto" abriu portas, a 1 de Novembro de 2013. Mas estas portas...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação