Brandas e Inverneiras

Arcos de Valdevez
Descrição
As “Brandas” e “Inverneiras” serviam a economia agro-pastoril de sobrevivência que implicava transumância: nos meses de Verão, os pastores subiam para as “Brandas” com os gados, e aí permaneciam enquanto o tempo favorecia as pastagens de maior altitude, descendo depois às aldeias mais baixas, as “Inverneiras”, para resistir aos rigores do frio invernal. As “Brandas” situam-se geralmente a cotas superiores aos 600 metros de altitude, enquanto as aldeias de Inverno estão normalmente entre os 400 e os
600 metros.

Atualmente já não há esta utilização para as “Brandas”, em função das profundas alterações que a economia destas regiões sofreu nas últimas décadas. Ainda assim, ficam na paisagem, com ou sem ocupação humana, como testemunhos eloquentes de outros tempos, tão próximos e ao mesmo tempo tão longínquos.

Associados à atividade pastoril de montanha encontramos também, nas zonas mais altas da serra, os “cortelhos”. O processo construtivo destes abrigos é muito interessante, fazendo lembrar as falsas cúpulas das tholoi. As lajes de pedra iam sendo colocadas semi-sobrepostas, afunilando a cobertura para o centro. Este, por vezes, não tinha fecho, de forma a criar uma chaminé natural para o fogo aberto aceso no interior. Outras, mais complexas, incluíam dois níveis de utilização: no inferior ficavam os gados e no superior as pessoas, beneficiando estas do calor gerado pelos animais.



Local: Arcos de Valdevez
Casa da Alagoa

Casa da Alagoa

A Casa Alagoa é uma villa unifamiliar situada em Castro Laboreiro, na Região Norte de Portugal,...
Mais informação
Casa do Eiró

Casa do Eiró

Esta casa está localizada no centro da vila, junto ao Pelourinho e aos antigos Paços do então...
Mais informação
Lindo Verde

Lindo Verde

Restaurante amplo situado nas margens da Albufeira de Lindoso o Lindo Verde destaca-se pela...
Mais informação
Restaurante Cantinho do Abade

Restaurante Cantinho do Abade

Especialidade: Carne da Cachena | Bacalhau das LavradasTipo de Gastronomia: cozinha...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação