Biblioteca Municipal Ferreira de Castro

Oliveira de Azeméis
Descrição
Em Dezembro do ano de 2003 a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, actual Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, estabeleceram um contrato-programa com vista à criação de uma verdadeira biblioteca de leitura pública.

No âmbito deste contrato foram adquiridos novos equipamentos e recursos diversos, bem como uma importante colecção documental devidamente actualizada e em múltiplos suportes. Desde o dia 14 de Dezembro do ano de 2007 que o Município de Oliveira de Azeméis possui assim uma acolhedora biblioteca, infra-estrutura cultural imprescindível a um desenvolvimento integrado, onde a informação, a cultura, o ensino e o lazer contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

Missão e objectivos

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro assume como missão a promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer em torno do livro e da leitura, de modo tendencialmente gratuito e universal, de acordo com os princípios consignados pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, nomeadamente:

- A Informação: assegurar o acesso de todos os cidadãos a todos os tipos de informação local, nacional e internacional, com profundidade e pertinência.

- A Educação: promover e apoiar a educação individual e da comunidade local, e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis.

- A Cultura: assumir o seu papel imprescindível como centro da vida cultural de Oliveira de Azeméis, promovendo o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas.

- O Lazer: converter-se num espaço privilegiado de lazer, encorajando o aproveitamento construtivo dos tempos livres.

Fundo documental

Sendo uma biblioteca pública, a colecção disponível abrange todas as áreas do conhecimento, não se pretendendo uma especialização em nenhuma delas. Procurando satisfazer as necessidades de informação e lazer, constitui-se uma colecção que se tentará manter permanentemente actualizada.

O fundo documental da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro é constituído por um vasto conjunto de documentos, em diversos suportes, organizados por temas e dispostos em livre acesso, de forma a facilitar a sua pesquisa. Assim é possível encontrar:

- Monografias de temas diversos, da psicologia à literatura, passando pelo desporto e muitos outros temas
- Revistas e jornais, desde os jornais locais aos semanários nacionais e jornais desportivos até revistas como a «BGamer» à «Pais e Filhos», entre imensas outras publicações generalistas ou especializadas
- Documentos multimédia, temáticos e lúdicos, que poderão ser requisitados para casa e consultados na biblioteca nos computadores multimédia distribuídos pelas várias secções
- Música e filmes de diversos géneros, que poderão ser requisitados para casa ou utilizados nos equipamentos portáteis de audição e televisões e leitores de DVD portáteis da biblioteca
- Uma colecção de extrema importância - Fundo Local - que reúne uma série de documentos divididos por temas, essenciais para conhecer os escritores do município e fazer estudos sobre Oliveira de Azeméis.

Serviços

Espaço aberto e dinâmico, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro pretende ser uma instituição democrática de ensino, cultura, informação e lazer, e procura concretizar estes objectivos através dos serviços que presta:

- Serviços de Leitura: leitura de presença ou consulta local, empréstimo domiciliário, empréstimo interbibliotecas, consulta de periódicos, documentos audiovisuais, consulta do Fundo Local e outras colecções especiais, consulta de CD-ROM, consulta em bases de dados e Internet
- Referência e Consulta Local: através da qual os utilizadores obtêm respostas a perguntas específicas e consultam localmente os documentos (em diversos suportes) que não estão disponíveis para empréstimo domiciliário
- Empréstimo domiciliário: um dos principais serviços prestados pela Biblioteca Municipal para empréstimo de livros, CD's, DVD's e revistas, para o qual apenas é necessário ter o cartão de leitor
- Empréstimo interbibliotecas (incluindo bibliotecas estrangeiras)
- Hemeroteca: para os que gostam de informação actualizada, a biblioteca tem um serviço de periódicos com uma vasta colecção de jornais e revistas de temas diversos, nacionais e locais
- Videoteca
- Fonoteca
- TIC: para difundir informação útil e actualizada, em diversos suportes, recorrendo à utilização das Novas Tecnologias da Informação e facilitar o acesso à informação, garantindo sempre uma correcta utilização do equipamento disponível, ligação à Internet para utilização gratuita, disponibilização de suportes e equipamentos multimédia e PC's multimédia para utilização com diversos programas informáticos
- Serviço de Extensão Cultural: através do qual os utilizadores têm acesso a um conjunto de programas e iniciativas de promoção do livro e da leitura
- Serviço de Cooperação: pelo qual organismos e entidades locais beneficiam dos serviços da biblioteca municipal, seja pela utilização das suas instalações para reuniões e outro tipo de actividades seja por outro tipo de apoio. Destaca-se aqui o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares
- Serviço de Reprografia e Impressão: que se destina exclusivamente à reprodução de documentos que integram o fundo documental da Biblioteca Municipal
- TIC para Deficientes Visuais: atenta às missões fundamentais que cabem às Bibliotecas Municipais, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro participa no desenvolvimento de serviços estruturados de forma a que munícipes com incapacidade (total ou parcial) visual logrem obter um maior grau de independência, integração social e qualidade de vida. Este serviço consta de dois postos de acesso constituído por:

- Ampliador de caracteres
- Leitor autónomo com comandos em relevo, com capacidade para ler livros A4 com lombada grossa e ligação para linha Braille. Possuidor de modos aplicativos para surdo-invisuais e pessoas com limitações cerebrais
- PC
- Software aplicativo para adaptação de posto informático para invisuais
- Teclado ampliado
- Linha Braille
- Caixa acústica para impressora.

- Cafetaria: partilhando o átrio da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro foi instalada uma pequena cafetaria de apoio, destinada a servir o público leitor.
Esta cafetaria, poderá funcionar num horário alargado, permitindo ao público frequentador da biblioteca e da sala polivalente marcar encontro antes de iniciar a sua incursão pelo universos da leitura e da informação ou recrear-se no intervalo de todas as leituras. Dotada de uma esplanada no jardim interior da biblioteca para os dias prazenteiros, poderá ser um espaço ao serviço de tertúlias, de debate de ideias, de apresentação de livros, de improvisação cultural, onde todos podem partilhar palavras e ideias, em demanda de um café.

Inscrição de leitores

Podem inscrever-se como leitores da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro os indivíduos residentes na área do Município de Oliveira de Azeméis e esta disposição é alargada a indivíduos que estudem ou trabalhem no Município de Oliveira de Azeméis.

A admissão como leitor da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro faz-se mediante o preenchimento de uma Ficha de Inscrição, que funciona como termo de responsabilidade. Durante o acto de inscrição, o utilizador terá que apresentar os seguintes documentos: Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão ou Cédula Pessoal ou documento oficial e um documento idóneo comprovativo da residência.

Empréstimo domiciliário

O empréstimo domiciliário faz-se mediante a apresentação do Cartão de Leitor e deverá ser feito até quinze minutos antes do encerramento da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.

Cada utilizador pode requisitar para empréstimo domiciliário três (3) obras por um período máximo de dezoito (18) dias, no fim do qual pode renovar o mesmo pedido, desde que não haja utilizadores interessados em lista de espera.

Pode também requisitar dois (2) documentos audiovisuais por um prazo de dez (10) dias, não sendo permitida a renovação destes documentos.

Local: Oliveira de Azeméis
Hotel Quinta Progresso

Hotel Quinta Progresso

O Hotel Quinta Progresso é um edifício e logradouro inaugurado em 1915, como residência do maior...
Mais informação
QUINTA DA DINHA

QUINTA DA DINHA

RNET Nº 3699A Quinta da Dinha é uma casa agrícola dos finais do século XIX. A recuperação deste...
Mais informação
Casa Ibérica

Casa Ibérica

Especialidades: Rojões, Papas de S. Miguel, Cabrito, Rabo de boi, Caldeirada de peixe.Carnes de...
Mais informação
O Camponês

O Camponês

Especialidades: Bacalhau à camponês e costeletas recheadas à francesa
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação