Arquivo Municipal

Oliveira de Azeméis
Descrição

O Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis encontra-se instalado no edifício conhecido como “Casa das Escadas Redondas” mandado construir na segunda metade do século XIX, presumivelmente no ano de 1881, data inscrita no frontão do portão original.

Até à sua aquisição pela Câmara Municipal, em 1979, com vista à instalação da maternidade do hospital, serviu de habitação a algumas personalidades da sociedade oliveirense.

Com o fim da necessidade de expansão do hospital, devido à reorganização da rede hospitalar, a Câmara entendeu auxiliar a instalação da CERCIAZ, através da cedência deste edifício. Situação que durou de 1980 a 1988.

Após a saída da CERCIAZ, várias foram as hipóteses ponderadas para a utilização do edifício – esquadra da PSP, Centro de Saúde, Escola de Enfermagem – sem que nenhuma se viesse a concretizar.

Por fim, em 2001, decidiu-se, com a colaboração do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM), do Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo, reabilitar o edifício adaptando-o às necessidades de Arquivo Municipal, criando-se um espaço com as condições necessárias à preservação e divulgação do património arquivístico do concelho.

Local: Oliveira de Azeméis
Quinta da Dinha

Quinta da Dinha

A Quinta da Dinha é uma casa agrícola dos finais do séc. XIX. A recuperação deste edifício,...
Mais informação
Hotel Dighton ****

Hotel Dighton ****

Inaugurado em 1978, em pleno coração da cidade de Oliveira de Azeméis,este hotel oferece...
Mais informação
Brasão de Azeméis

Brasão de Azeméis

Especialidades: Barriga de leitão assado no forno, vitela assada no forno, bacalhau com broa,...
Mais informação
El Trinkaky

El Trinkaky

Restaurante com Serviço de diárias e á lista, jantares convívios, festas, cafe, snack-bar
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação