Ao longo da Rua António Saldanha, poderá observar várias casas com caraterísticas da Arquitetura dos Brasileiros. No início da rua admire duas casas, revestidas a azulejo, com várias portas e janelas, varandas estreitas com guardas de ferro forjado ou fundido, ricamente ornamentadas e ainda beirais de faiança pintados a azul. De destacar também que uma destas varandas, recebeu o Rei D. Carlos, aquando a sua passagem por Fafe.
Mais à frente, encontra o edifício onde atualmente funciona o Clube Fafense. Esta casa é, devido à sua localização, uma das mais vistosas de Fafe, na qual se podem observar os azulejos de relevo, de cor amarela, verde e azul (símbolos do Brasil), e uma das raras claraboias atualmente existentes. Na fachada, virada a poente, pode ver-se o monograma do abrasileiro e a data da construção inscritas no próprio azulejo. As paredes são grossas, de pedra, e as esquinas de cantaria, a toda a altura do edifício. A fachada remata em platibanda de cantaria, ricamente ornamentada. (Frontão).
Ao lado do Clube Fafense, avista-se uma residência apalaçada, uma casa ampla e larga, coberta de azulejos, paredes de pedra, esquinas, soleiras e ombreiras de cantaria, varandas estreitas com guardas de ferro e uma claraboia.
Local: Fafe