Arqueologia Industrial

São João da Madeira
Descrição
Antigas fábricas e suas chaminés
Fruto do desenvolvimento industrial registado, S. João da Madeira é um dos exemplos mais interessantes no domínio da Arqueologia Industrial, existindo pela cidade fora inúmeras fábricas e chaminés que dão alma a este centro industrial.

Salientam-se o edifício da Empresa Industrial de Chapelaria, que alberga o Museu da Chapelaria, a Fábrica Nunes da Cunha e a Fábrica Oliva.

Empresa Industrial de Chapelaria
Ficou conhecida entre as gentes da época pela "Fábrica Nova", e foi fundada em 1914 por António José Oliveira Júnior, figura grata a S. João da Madeira e a quem foi atribuído pelo governo de então o diploma de Mérito Industrial e Agrícola.

Inovadora ao nível das técnicas de fabrico e sempre actualizada perante as necessidades de mercado será também desta empresa a responsabilidade pela introdução do chapéu de lã merina (lã fina), o chamado "chapéu da moda", por ser em tudo diferente do antigo chapéu de lã grosseiro até então produzido. Sendo a única empresa do País a possuir as máquinas e técnicas do fabrico deste chapéu, a Empresa Industrial de Chapelaria manterá durante muitos anos o monopólio do fabrico e venda deste artigo.

Encerrada em 1995, a Empresa Industrial de Chapelaria acompanhará toda a história desta indústria, reflectindo naturalmente as suas épocas de prosperidade e declínio, ficando para sempre associada à imagem da fábrica que empregou e formou gerações sucessivas de chapeleiros e artífices que lhe devotaram uma vida inteira de trabalho.

Localizado na Rua Oliveira Júnior, o edifício que recebe actualmente o Museu de Chapelaria, evidencia-se pela sua traça sóbria e simétrica, sendo por si só reflexo de um período da história da arquitectura portuguesa.

Fábrica Oliva
Situada na Rua da Fundição, a Fábrica Oliva é um importante marco na história económica e social de S. João da Madeira e até do País, tendo comemorado em 2000 o seu 75º aniversário. Fundada em 31 de Julho de 1925, sob a liderança de António José Pinto de Oliveira, figura grata a S. João da Madeira, a Oliva acabará por marcar a vida de muitos homens e mulheres sanjoanenses, dando um enorme contributo ao desenvolvimento da cidade.

A Oliva dedicou-se à Indústria da Fundição, tendo dela saído as populares e muito antigas máquinas de costura Oliva.

Em Julho de 2000 a Câmara Municipal promoveu a organização de uma exposição comemorativa do 75º aniversário desta empresa, comemorando assim parte significativa da história económica e social de S. João da Madeira e relembrando esse grande cidadão e empresário que foi António José Pinto de Oliveira, cuja tenacidade e perspicácia fizeram da Oliva um marco inquestionável no panorama industrial do País.


Local: São João da Madeira
Casa Coelhosa

Casa Coelhosa

A moradia está muito bem situada, num local central e tranquilo,  com vistas amplas e...
Mais informação
Hotel A S

Hotel A S

Situado na praça central de São João da Madeira, o Hotel AS é um hotel de duas estrelas. Oferece...
Mais informação
Os 3 Amigos

Os 3 Amigos

Especialidades: bife á 3 amigos, bacalhau, francesinha, vitela assada no forno entre outras.
Mais informação
Ricoca Restaurante

Ricoca Restaurante

Um Restaurante situado no topo de Oliveira de Azeméis, mais precisamente no Parque de La...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação