Arqueologia Industrial

São João da Madeira
Descrição
Antigas fábricas e suas chaminés
Fruto do desenvolvimento industrial registado, S. João da Madeira é um dos exemplos mais interessantes no domínio da Arqueologia Industrial, existindo pela cidade fora inúmeras fábricas e chaminés que dão alma a este centro industrial.

Salientam-se o edifício da Empresa Industrial de Chapelaria, que alberga o Museu da Chapelaria, a Fábrica Nunes da Cunha e a Fábrica Oliva.

Empresa Industrial de Chapelaria
Ficou conhecida entre as gentes da época pela "Fábrica Nova", e foi fundada em 1914 por António José Oliveira Júnior, figura grata a S. João da Madeira e a quem foi atribuído pelo governo de então o diploma de Mérito Industrial e Agrícola.

Inovadora ao nível das técnicas de fabrico e sempre actualizada perante as necessidades de mercado será também desta empresa a responsabilidade pela introdução do chapéu de lã merina (lã fina), o chamado "chapéu da moda", por ser em tudo diferente do antigo chapéu de lã grosseiro até então produzido. Sendo a única empresa do País a possuir as máquinas e técnicas do fabrico deste chapéu, a Empresa Industrial de Chapelaria manterá durante muitos anos o monopólio do fabrico e venda deste artigo.

Encerrada em 1995, a Empresa Industrial de Chapelaria acompanhará toda a história desta indústria, reflectindo naturalmente as suas épocas de prosperidade e declínio, ficando para sempre associada à imagem da fábrica que empregou e formou gerações sucessivas de chapeleiros e artífices que lhe devotaram uma vida inteira de trabalho.

Localizado na Rua Oliveira Júnior, o edifício que recebe actualmente o Museu de Chapelaria, evidencia-se pela sua traça sóbria e simétrica, sendo por si só reflexo de um período da história da arquitectura portuguesa.

Fábrica Oliva
Situada na Rua da Fundição, a Fábrica Oliva é um importante marco na história económica e social de S. João da Madeira e até do País, tendo comemorado em 2000 o seu 75º aniversário. Fundada em 31 de Julho de 1925, sob a liderança de António José Pinto de Oliveira, figura grata a S. João da Madeira, a Oliva acabará por marcar a vida de muitos homens e mulheres sanjoanenses, dando um enorme contributo ao desenvolvimento da cidade.

A Oliva dedicou-se à Indústria da Fundição, tendo dela saído as populares e muito antigas máquinas de costura Oliva.

Em Julho de 2000 a Câmara Municipal promoveu a organização de uma exposição comemorativa do 75º aniversário desta empresa, comemorando assim parte significativa da história económica e social de S. João da Madeira e relembrando esse grande cidadão e empresário que foi António José Pinto de Oliveira, cuja tenacidade e perspicácia fizeram da Oliva um marco inquestionável no panorama industrial do País.


Local: São João da Madeira
Casa Avó Quitas

Casa Avó Quitas

Casa restaurada na aldeia de Trebilhadouro, aldeia classificada com a marca Aldeias de Portugal.
Mais informação
QUINTA DA DINHA

QUINTA DA DINHA

RNET Nº 3699A Quinta da Dinha é uma casa agrícola dos finais do século XIX. A recuperação deste...
Mais informação
Hélice

Hélice

Localizado junto ao aeródromo, o Restaurante Hélice situa-se numa das maiores zonas verdes de...
Mais informação
Fábrica dos Sentidos

Fábrica dos Sentidos

Localizado no conhecido Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, a Fábrica dos Sentidos é um...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação