Armamar, Capital da Maçã de Montanha

Armamar
Descrição

A paisagem sul do município é marcada por extensos pomares de macieiras que dão a esta zona próxima do Douro um contraste único. O solo xistoso que predomina a norte dá lugar ao granito.

Os vinhedos são substituídos por plantações igualmente extensivas, mas agora o que se vê são pomares de macieiras a perder de vista, que atingem grande beleza na época da floração e uma mescla de aromas inebriantes, quando os frutos estão maduros.

O município de Armamar é um dos maiores produtores nacionais de maçã e esta representa uma das mais importantes fontes de rendimento da população. A qualidade da maçã de Armamar é reconhecida a nível nacional e o seu peso na economia da região é relevante.

O clima e o solo combinam-se na perfeição para aqui crescerem árvores de diversas qualidades. Com cerca de 1400 ha de área plantada, colhem-se por ano uma média de 50 mil toneladas de maçãs. A fruticultura é a razão pela qual o município é conhecido como a Capital da Maçã de Montanha.

De onde a onde, podem ver-se armazéns com uma construção quase padronizada: são câmaras frigoríficas onde se preserva a qualidade de toneladas de maçãs até à altura em que são enviadas para os mercados.

Este circuito possibilita ainda a visita a alguns monumentos de referência em Armamar e o encontro com as suas gentes hospitaleiras que continuam a viver da terra e do que ela oferece.



Local: Armamar
Tomás Barqueiro

Tomás Barqueiro

RNAL Registo nº 58207/AL - Tomas BarqueiroO alojamento Tomás Barqueiro situado na Folgosa dispõe...
Mais informação
Lamego Hotel & Life

Lamego Hotel & Life

Conheça as vinhas mais antigas do mundo, onde é produzido o famoso Vinho do Porto e tenha uma...
Mais informação
Restaurante Misarela Gostos e Temperos, Lda

Restaurante Misarela Gostos e Temperos, Lda

Restaurante Misarela Gostos e Temperos, cozinha tradicional portuguesa onde se destaca...
Mais informação
Pastelaria da Seara

Pastelaria da Seara

Fabrico próprio de padaria e pastelaria. Especialidade: Broinhas de Maçã
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação